Tempos Modernos

Ao decorrer da história, vemos que os homens tem temido 3 fatores essenciais: O Tempo, A mudança e a Solidão.

O Tempo, pois este trás fraqueza. O homem envelheçe, perde a capacidade de fazer o que conseguia com falicidade antes. O deixa mais sábio, fato, mas a saberia só faz com que fiquemos ainda mais confusos e mais temerosos. E principalmente, o tempo trás a morte. E qual homem já não se pegou uma ou duas vezes temendo-a, como se lhe esperasse em cada esquina, cada canto escuro?

A mudança, um grande fator. Afinal, o que é mais assustador do que o fato de não poder controlar o que está por vir? Abandonar tudo que já se conseguiu por algo incerto. Algo que pode ou não funcionar. Mas não só a mudança geografica, como a mudança de pensamentos, conceitos, clima. Pensar que o que se julga verdadeiro hoje pode mudar completamente amanhã.

E por último, mas não menos importante: a Solidão. Talvez um dos piores inimigos. O tempo e a mudança, são inevitáveis. Você pode lutar contra eles, mas sabe que vai perder, então não se engaja muito. Já a solidão, está você tem a esperança de vencer. Você luta, constrói barreiras, mente, engana, trai, tudo para manter alguém por perto. Quando menos percebe, estava tudo errado. Você é descoberto e afasta as pessoas certas, ou atrai as erradas.

Quando se dá conta disso é que ela ataca, lhe seduz e num piscar de olhos, a dama da Solidão lhe envolve em seus braços. Neste momento, você tem duas escolhas: retribui o abraço, ou recomeça tudo outra vez.

Esta é a natureza humana. Lutar, errar, errar de novo, as vezes aprender. Para isso, é preciso arriscar. Quebrar a cara, pisar na bola, enfrentar os medos, coisas cada vez mais raras nos dias de hoje. Parece mais fácil se afogar em comprimidos e sessões de terapia. Mas aí eu me pergunto: "Como meus antepassados sobreviviam sem terapeutas e anti-depressivos?"

Bom, é a essa pergunta que eu pretendo responder. Talvez esse texto não faça sentido algum. Talvez eu ter escolhido ver os medos como aliados e não inimigos não faça sentido algum. Porém eu vou usar a sabedoria do Tempo, a chance da Mudança e o silêncio da Solidão, para me reestruturar e descobrir se ainda sou humano ou se vou me tornar mais um boneco depressivo movido a álcool, nicotina ou qualquer outra droga que resolve muitos dos problemas modernos.