Saudações aos novos Acadêmicos da  Academia Camaragibense de Letras (ACL), pelo escritor  e membro :  Prof. Paulo Carneiro

Sr. Presidente da Academia Camarajibense de Letras, Acadêmico Joaquim Cavalcante;
Sr. Vice- Presidente , Acadêmico Francisco Chagas;
Sra. Secretrária , Acadêmica Anatailde de Paula Crespo ;
Sr. 2 ° Secretário, Acadêmico Antônio Ernando Novais :


          Nobres Colegas que formam o Plenário Acadêmico ,
        Minhas senhoras , Meus senhores , Autoridades Civis ,
        Militares e Religiosas , que muito nos honram com sua
        presença, nesta noite.


         Este é um momento Ímpar para nós, saudarmos o ingresso de novos Acadêmicos à ACADEMIA DE LETRAS DE CAMARAGIBE (ACL). Sentimo-nos, intensamente privilegiados por esta ação, além de devotarmos, de início, os nossos sinceros agradecimentos a todo aquele que direta ou indiretamente, tenha contribuído na materialização deste pleito. . . Nossa Instituição vem, a cada dia, assumindo seu papel em termos de representatividade, no espaço cultural de nossa Terra . Caminhando, até o presente, graças aos esforços de seus membros, sem nenhum apoio de orgãos públicos ou privados, com exceção do Ministério Público , muito bem representado pela nossa colega Virgínia Bivar, que generosamente tem permitido, a realização de nossos eventos neste espaço . A Academia Camaragibense de Letras, mesmo enfrentando eventuais percalços, imiscui-se e se respalda no parâmetro poético do imenso Fernando Pessoa: "Felizes os que sofrem com a Unidade ! Aqueles a quem a angústia altera, mas, não divide " !
     Recentemente , com e vacância de três cadeiras , a Academia Camaragibense de Letras, com base em critérios visceralmente Democráticos e , assentados em seus diplomas legais, promoveu o preenchimento dessas vagas .... Seis expoentes da nossa Cultura, como: Advogados, Escritores , Professores e Poetas , candidataram - se. Com o resultado , hoje, a  ACL passa a abrigar em seu seio ; um Advogado brilhante, na pessoa do eminente Denivaldo Freire Bastos, uma saudosista Escritora, representada pela Nossa colega SI CABRAL , e um eminente Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Dayvison Bandeira de Moura.
Temos Certeza que os novos Acadêmicos , pela bagagem cultural acumulada durante anos, saberão investir-se na condição de verdadeiros membros desta casa , apresentando Projetos que engrandeçam a Cultura camarajibense...
Investir-se na condição de Acadêmico , datíssima vênia, nao é vislumbrar "status" nem, tampouco acomodar - se numa beca - Acadêmica, mas, sobretudo, interargir - se com as raízes Culturais mais profundas de um povo...
Camarajibe , senhores Novos Acadêmicos é Um berço onde muitos nasceram e alçaram voos para o sucesso profissional e o universo literário , à exemplo do culto Psicanalista Jurandir Costa, com passagem pela Sorbone , Marcelo de Barros e Marcelo Cerqueira, O primeiro , um Monge Beneditino e Teólogo , autor de Vários Livros e o segundo , um Excelente Engenheiro , que saindo de Camarajibe , foi prestar Serviços à SAELPA na Paraíba...
Camarajibe, senhores novos Acadêmicos, berço onde muitos vieram acolher-se para posteriormente perpetuarem-se na Literatura , a exemplo do Poeta de cordel João Martins de Atayde , autor de "Os Poderes Ocultos da Mulher Bonita, do " Pavão Misterioso " e tantas outras Obras .
Nao poderíamos esquecer do auto- didata Lucas Evangelista, fundador da Biblioteca Augusto dos Anjos, absorvida pelo Poder Executivo , embora, sendo reconhecida Oficialmente como de Utilidade Pública .
Camarajibe, senhores novos Acadêmicos , telúrico pelo Açude São Bento, também conhecido como açude do Balde... pelas cacimbas e cacimbões tão bem cantados e decantados pela Nossa extraordinária SI CABRAL na Antologia "Os Rios e seus Poetas". Camarajibe da saudade , saudade do Centro Esportivo de Camarajibe , com sua praça de Esportes circundada e perfumada pelos gigantescos pés-de- eucaliptos . Tudo isso, estimados Colegas Acadêmicos , precisamos resgatar através das Letras , já que não podemos fazê-lo de fato, graças a estupidez de alguns destruidores. Almejamos, pois, que os senhores , brilhantes pela história de cada um , sejam bem-vindos à Academia Camarajibense de Letras, onde aqui, como diz o nosso confrade Joaquim Cavalcante, a " HISTÓRIA NÃO MORRE."
         Muito Obrigado !