A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO
OBS: ESSE DISCURSO FOI COMPOSTO PARA UM AUDITÓRIO CRISTÃO; UMA PREGAÇÃO, EM UMA IGREJA. PORTANTO TEM UM TOM FORTEMENTE RELIGIOSO. MAS É UMA OBRA LITERÁRIA QUE DESEJO COMPARTILHAR COM OS LEITORES DO RECANTO.
GÁLATAS 1.1-12
O EVANGELHO DE PAULO: A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO
O servo do Senhor profetizado por Isaías, foi a grande revelação dada a Paulo. A proclamação que todos os povos, todas as ‘tribus”, todas as cidades, todas as comunidades... enfim, todas as pessoas são chamadas a aproximar de Jesus, tendo-o como o único mediador da nova aliança de Deus com os homens e que Jesus ata-nos com o criador. Que notícia maravilhosa! Mas tal verdade ficou vedada, e foi revelada ao apóstolo Paulo, através de uma grande dedicação ás Escrituras.
Creio que a maioria dos presentes já assistiram o desenho ou o filme do scoobdu. O enredo do desenho é o grande mistério que a Salsicha e o seu melhor amigo, o cachorro e também a equipe sempre estão envolvidos. Sempre aparece um fantasma atormentando alguém. A equipe de pronto começa o trabalho para desvendar o mistério. No desenho sempre há um espertalhão usando algum artifício ilusório, fazendo passar por monstros. Mas a grande tarefa é desvendar o mistério, que gasta toda a energia da equipe. Por vezes até chegar ao desvendamento do mistério toda a equipe passa por medo, trabalho e fadiga. Mas a energia gasta, é coroada com a felicidade da revelação do mistério.
O evangelho de Paulo não é segundo o homem. Diz ele:
(GL 1:12) - Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
1 – SE FOI UMA REVELAÇÃO ERA PORQUE ESTAVA VELADA; ERA MISTERIOSA!
A – A REVELAÇÃO ESTAVA GUARDADA NA ETERNIDADE
(RM 16:25) - Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação (ephifania) do mistério que desde tempos eternos esteve oculto...
(2TM 1:9) - não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
(2TM 1:10) - E que é manifesta (ephifania) agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo
B – O MISTÉRIO ESTEVE OCULTO DOS SÉCULOS E DAS GERAÇÕES.
(CL 1:26) - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
(CL 1:28) - A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
(CL 1:29) - E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
(RM 16:26a) - “Mas que se manifestou agora”
C – COMO FOI QUE O APÓSTOLO PAULO RECEBEU A REVELAÇÃO?
Paulo faz o papel de investigador. Ele vira um sherlock Holmes. Ele é um verdadeiro Detetive.
Ele mesmo confessa as igrejas como foi a descoberta ou como foi recebida a revelação do mistério oculto nos tempos eternos.
A igreja de Colosso ele incentiva o conhecimento e crescimento no mistério revelado.
(CL 2:2) - “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo...”
(CL 1:27) - ... Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios,
Paulo apela para a sabedoria espiritual da igreja, visando o conhecimento do mistério.
Aplicação: Todo Cristão precisa crescer na intimidade com o Senhor.
2 – MANEIRAS PELAS QUAL PAULO NÃO USOU PARA DESCORTINAR O MISTÉRIO.
Não foi em uma reunião com muitos louvores musicados.
Não foi em uma reunião de oração
Não foi em uma reunião que manifesta dons carismáticos.
Não foi em um momento de contemplação pessoal no dia a dia.
Em fim não foi em nenhum desses exercícios espirituais.
3 – ENTÃO COMO FOI QUE PAULO DESCOBRIU O MISTÉRIO REVELADO?
A – NAS CARTAS PAULO DIZ QUE FOI NAS ESCRITURAS.
(RM 16:26) - Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
(RM 16:27) - Ao único Deus, sábio, seja dado glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
(EF 3:4) - Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
O ESPÍRITO SANTO REVELOU AS ESCRITURAS A PAULO
(EF 3:5) - O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
QUAL FOI O MISTÉRIO REVELADO NAS ESCRITURAS?
A SALVAÇÃO AOS NÃO JUDEUS ERA O GRANDE MISTÉRIO REVELADO A PAULO NAS ESCRITURAS SAGRADAS.
CL 1.27b “mistério... que é Cristo em vós, esperança da glória...”.
(GL 1:15) - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
(GL 1:16) - Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios,
(EF 3:6) - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
.
(RM 16:25) - Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
(RM 16:26) - Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
(RM 16:27) - Ao único Deus, sábio, seja dado glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
A PREGAÇÃO DA SALVAÇÃO EM JESUS A TODAS AS NAÇÕES,
(GL 1.16a) “Deus revelou seu filho em mim para que eu pregasse entre os gentios.”.
A graça esta manifesta.
(RM 16.26b) - A graça está notificada por Deus nas Escrituras Sagradas
O que eu tenho feito das Escrituras revelada a mim?
(RM 16:26a) - Mas que se manifestou agora, a todas as nações para obediência e fé.
Aplicação: O que eu tenho feito da revelação da graça em mim?
Aplicação: Quem gasta tempo com a Bíblia tem revelação, tem sabedoria de Deus para proclamar. Quanto tempo é gasto com a bíblia diariamente? Leio na hora de dormir quando estou com sono. Sorteie um verso para ler na hora que estou aflito. Há sim tenho uma Bíblia aberta no salmo 91 e uma outra no salmo 23. Está bom? Esta tem sido a prática do povo que tem as Escrituras como regra de fé. O que eu tenho feito com todo o conselho de Deus revelado a mim?
O DESEJO DE PAULO É APRESENTAR O MISTÉRIO REVELADO NAS ESCRITURAS. (CL 4:3) - Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;
(CL 4:4) - Para que o manifeste como me convém falar.
Aplicação: falar do mistério era para Paulo uma necessidade. Como igreja que hospeda a salvação, eu sou desafiado a falar da salvação dia a dia.
PAULO - UMA APARENTE ARROGÂNCIA
O apóstolo estudou tanto as escrituras, que ele não poderia ainda revelar o que tinha descoberto aos doze apóstolos que estivera com Cristo durante o seu ministério terreno.
(GL 1:16-24) - Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,
Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia.
E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;
Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.
E glorificavam a Deus a respeito de mim.
Quando estudamos a Bíblia, vemos verdades tão maravilhosas, que nem todos estão aptos a ouvir, entender e aceitar verdades outrora oculta, contudo revelada na Bíblia.
“Não vou ficar discutindo a Bíblia com os apóstolos; vou compartilhar o plano de Deus para os pecadores que estão nas terras distantes.”
NÃO PASSE DA GRAÇA PARA UM OUTRO EVANGELHO
Paulo temia que doutrinas estranhas às Escrituras sagradas, adentrassem a comunidade cristã.
É ensino dos apóstolos e das Escrituras, que as nações fossem incluídas na justificação e salvação, paga e conquistada por Jesus Cristo no Calvário. O apóstolo entende que a morte de Jesus é suficiente, para salvação. Por isso ele diz:
(GL 1:8-9) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
(1CO 15:1-3) - TAMBÉM vos notifico irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; ao qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.
(AT 13:27) - Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.
Aplicação: O Jesus que dá vida eterna a homens, é o das Escrituras Sagradas. Não é o da tradição religiosa, não é o revelado segundo o espiritismo, não é o das seitas... (que tem os seus escritos religiosos) enfim; é o que justifica o homem é o revelado na Bíblia.
TODOS OS POVOS FORAM INFECTADOS PELO PECADO
Toda a raça humana é afetada pelo pecado.
Paulo como judeu afirma que o judeu é pecador. O assírio é pecador – o grego é pecador – o romano é pecador
Eu digo que o Americano é pecador – o inglês é pecador – o japonês, o iraquiano, o ceilandeses, o albaneses, o argentino, o brasileiro, o baiano, o teixeirense... É pecador.
– Em Romanos 3.9-12, Paulo cita os salmos (SL 14.1-3), como fonte escriturística, para enfatizar que o homem se extraviou de Deus, perdeu a comunhão com o Divino.
Pois quê? Somos nós (judeus) mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
DEUS TEM O PLANO PARA A HUMANIDADE PECADORA
O plano de Deus é estabelecer uma aliança com os povos das nações, e para isso constituiu um mediador. Is 42.6
O mediador da aliança é o servo sofredor que enche Deus de prazer
(IS 42:1) - EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. As nações!
O MEDIADOR É DA ALIANÇA É O FILHO DE DEUS, QUE DA PRAZER AO PAI.
(MT 3:16-17) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. O filho amado que me alegra.
Aplicação: existem religiões querendo colocar muitos mediadores entre os homens e o Pai criador; contudo as Escrituras dizem: só existe um mediador.
Há pessoas achando que estão se evoluindo para a condição de deus. Há ainda outros pedindo socorro, aos chamados santos, aqueles que tem uma entidade medianeira junto com Jesus.
Está acontecendo no nosso país um avivamento do outro evangelho, que não é o evangelho revelado nas Escrituras. Pois o evangelho das escrituras diz:
(1TM 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. E este é o servo do senhor, profetizado e antevisto pelo profeta Isaías.
O MEDIADOR DA ALIANÇA É LUZ PARA OS GENTIOS
(IS 42:6) - Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
(IS 49:6) - prossegue o profeta: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Cumprindo a profecia de Isaías 9.1 que diz: (IS 9:1) - MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
(IS 9:2) - O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Os evangelistas dizem que Jesus foi para as terras mais longínquas de Israel, que pertence às tribos de zebulom e naftali, fronteira com o Líbano e a Síria. É justamente na região de fronteira que a luz raiou para os povos das nações, Para os não judeus.
Justamente na região da fronteira de Israel que o facho de luz, atingiu o coração de todos os homens. Na região de Fronteira Jesus passou a pregar dizendo: arrependei porque está próximo o Reino de Deus.
(MT 04.13-18) - E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região da sombra da morte, A luz raiou.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; Irmãos a luz raiou para nos, nações gentílicas.
(EF 2:17) - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longes, e aos que estavam perto...
Você que está aqui e de livre consciência nunca entrou em aliança com Jesus, é o momento, porque a graça "perdoadora" de Deus está manifesta.
TANTO OS JUDEUS COMO OS NÃO JUDEUS, AGORA TÊEM ACESSO A DEUS; POIS JESUS APROXIMOU PELA SUA REVELAÇÃO.
A luz de Jesus já raiou na sua escuridão?
A dificuldade de relacionar e ser perdoado por Deus acabaram:
Agora não existe mistério, foi revelado pela luz raiada.
(EF 2:19) - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.
Há um convite de Deus para você, a sua luz reveladora vai iluminar o seu coração, para que você possa receber Jesus, o mediador da aliança que farás com ele.
HOJE TU ESTÁS OUVIDO (LENDO) A REVELAÇÃO DE JESUS, PORTANTO NÃO ENDUREÇAIS O TEU CORAÇÃO COMO MUITOS JÁ FIZERAM... É HORA DE ENTRAR EM ALIANÇA COM AQUELE QUE PODE TE APROXIMAR COM O CRIADOR. O NOME DELE É JESUS. MORREU E RESSUSCITOU E TE FEZ CONHECIDO NO SEIO PAI.