A IMPORTÂNCIA DO VOTO
Votar é preciso, viver não é preciso. Nunca é demasiado lembrar que a construção e aperfeiçoamento da nossa Democracia passa necessariamente pela prática e valoração do nosso voto; a democracia brasileira – produto de lutas de resistência do nosso povo, foi, é e merece ser dignificada perante o nosso povo como símbolo maior de uma construção social, política e econômica mais justa, mais igualitária –, ocupa no inconsciente coletivo dos trabalhadores, da nossa gente um merecido lugar de destaque, uma vez que é à democracia o expediente maior responsável direta e indiretamente pelas reais conquistas da classe trabalhadora e do conjunto social no qual está inserida.
Advogamos que a democracia não é um produto acabado, pronto; somos do entendimento que o processo de construção da nossa democracia implica em constantes e sistemáticos ajustes, e, uma das ferramentas apropriadas, adequada ao aprimoramento democrático é o VOTO. O voto consciente, crítico e responsável, é produto de uma ação popular cujo fim primeiro é conduzir às câmaras legislativas homens e mulheres que possuam na sua bagagem histórico-pessoal um patrimônio de lutas sociais traduzidas por atos e compromissos com a causa democrática. Imperioso é votar, imprescindível é escolher – diante do cardápio de postulantes –, pessoas cujo perfil de formação e luta apontem rumo à defesa, às garantias democráticas já conquistadas e que numa perspectiva futurística concebam a democracia social ou política como meio, caminho e método de se conseguir índices e parâmetros sociais e econômicos balizados pela igualdade de condições e acesso aos bens de consumo, de serviços e de históricos-culturais.
O perfil do candidato deve, necessariamente, transmitir ao eleitor a chamada “segurança de propositura”. Essa segurança pode facilmente ser identificada levando-se em conta a história do candidato, os compromissos de campanha, a trajetória política e tradição do seu partido; a análise prévia desses requisitos serve como guia para descartar os postulantes oportunistas, carreiristas, os profissionais da política.
O processo eleitoral de 2010 se reveste de singular importância, oportunizante, portanto. No atual processo que se avizinha pensemos no futuro, do nosso verde, nas condições sociais e existenciais dos menos favorecidos, na conquista, manutenção, defesa e aperfeiçoamento das nossas instituições democráticas. Nesta eleição, eleitor, assuma o compromisso com a honestidade com a verdade, com a ética, com a moral, VOTE CERTO, VOTE BEM... Assumamos, portanto, um compromisso com o voto de qualidade.
DIMAS CASSIMIRO: professor – pesquisador, pedagogo, especialista, mestrando em educação e militante do PCdoB.