Fundamento Teleológico Dogmático
O sobrenatural sempre intrigou e despertou curiosidade nas pessoas, se de um lado, temos a incontrolável vontade de analisarmos e explicarmos o que desconhecemos ou não compreendemos, doutra banda, temos que nos apoiar em algo, que pelo menos apazigue nossas inquietantes dúvidas espirituais. E neste diapasão de recalcitrante angústia existencial, procuramos a todo custo aplacar nossas dores d'alma.
Durante os mais remotos tempos a crença tem sido a principal aliada da humanidade na busca incansável destes inquietantes enigmas existenciais.
Tem-se por FÉ, a adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro e indiscutível. Vários são os dogmas das muitas crenças religiosas que permeiam a humanidade..
Cabe uma ressalva aqui, muitos confundem fé com religião, no entanto são coisas distintas. Todos religiosos têm fé, mas nem todos, os que têm fé, seguem uma religião.
As pessoas sempre buscaram abrigo e proteção na religião. Utilizando-se desta fraqueza humana, as religiões, através dos tempos, exploraram seus seguidores dos mais variados meios e formas.
As religiões são tão contraditórias, difundidas e defendidas a ferro e fogo, por seus teocratas, que, alicerçados em suas crenças dogmáticas, utilizam-se de sofismas, com fundamentos que na grande maioria das vezes, carregam antinomias.
Sim, porque, segregar outras pessoas, só porque não compartilham de suas crenças ou valores espirituais, está muito longe da realidade fraternal, outrora, preconizada pelos principais líderes doutrinários ou precursores religiosos
Poderia enfileirar parábolas, das mais diversas doutrinas religiosas que remontam inclusive dantes o nascimento de Cristo:
Diz o Alcorão: ''Sois a melhor nação que surgiu na humanidade porque recomendais o bem , proibis o ilícito e credes em Deus.'' (3ª Surata, versículo 110)
Buda: “A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.”
Evangelho segundo Tomé/Versículo 77: “Jesus disse. “Eu sou a luz que está acima de tudo. Eu sou o tudo, o todo saiu de mim, e o todo voltará a mim. Rachai uma lenha, eu estou lá . Levantai uma pedra e me achareis.”
Atos 17: "Deus não habita em templos feitos pelas mãos de homens, nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa."
Não vamos entrar no mérito do assunto, o fato é que, há muito a essência axiológica das crenças se perderam num mundo de homens tiranos e charlatões, que perceberam o quão é fácil subjugar pessoas vazias, que se deixam levar pelo "calor" das palavras dos gentios sofistas. O Fanatismo "caminha de mãos dadas" com a ignorância.
Nunca vi em nenhuma escritura sagrada, qualquer menção de conversão ou imposição forçada, nem tampouco clérigos ou sectários senhores absolutos de verdades incontestáveis.