DISCURSO NO GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - Recife, Brasil

Ex.mo Sr Consul de Portugal no Recife Dr Fernando, Marcos, Ex.mos Srs Directores do Gabinete Português de Leitura, Ex.mo Sr Dr Jamerson Ferreira, Presidente da Academia de Letras de Olinda, Ex.mo Sr Dr Fernando Costa Presidente do Rotary Setubal do Recife, demais individualidades aqui presentes e estimado publico.

As nossas boas vindas e o nosso bem-haja pela vossa presença no lançamento das antologias literárias: DOIS POVOS-UM DESTINO, MARGENS DO ATLÂNTICO E CANTOS DO MUNDO.

A proposta que fizemos a nós mesmos ao organizar a II Antologia Dois Povos Um Destino e de reunir em livro poetas e escritores dos mais diversos países do mundo, na lingua portuguesa e espanhola tornou-se uma realidade.

Com efeito vem de tempos longinquos esse meu sonho, dar à estampa e ter na nossa estante assim como nas estantes do publico leitor, a nossa obra que de outro modo nunca sairia dos nossos cadernos amontoados nas gavetas e só tornada possivel desde que conheci a poeta brasileira Mercêdes Pordeus.

O reunir de todos estes grandes poetas e convidá-los a participar numa Antologia Literária não foi tarefa facil, daí o nosso orgulho em estarmos hoje aqui presentes perante vós.

Esta Antologia é composta por poetas brasileiros, portugueses e argentinos, residentes não só nos seus países, mas também em outros países para onde a necessidade os levou e honra e mérito lhes seja dado hoje aqui.

É prefaciada por três poetas, cada um representando o seu país.

O ilustre poeta Euclides Cavaco de Portugal, o grande poeta Ógui Mauri do Brasil e a grande poeta Alfonsina Pais da Argentina com uma magnifica introdução da poeta Mercedes Pordeus do Brasil membro da Associação Portuguesa de Poetas.

Reúne grandes poetas que todos juntos quiseram mostrar ao mundo o seu valor literário.

A organização desta Antologia é da responsabilidade do poeta português Victor Jeronimo e da Poeta Brasileira Mercedes Pordeus, realizada atraves do seu grupo poetico Ecos da Poesia.

Foi editada assim como as demais antologias que hoje aqui lançamos pelo Projecto Cultural Academia Brasileira de Literatura (ABRALI) com sede em Curitiba Brasil.

As Antologias Margens do Atlântico e Cantos do Mundo, organizadas e editadas pela ABRALI, é uma reunião de poetas ao mais alto nivel e que na senda da coesão e amizade luso-brasileira nos mais diversos Cantos do Mundo, nos oferece momentos de sonho no desfolhar das suas paginas. Com prefácios do autor português Joaquim Evonio, membro da Associação Portuguesa de Escritores, do Instituto Açoriano de Cultura e da Ordem Nacional de Escritores do Brasil e Maria Ivone Vairinho Presidente da Associação Portuguesa de Poetas, respectivamente mostra-nos por si só que são sinonimo de duas obras de grande qualidade.

É ao Dr. Armando Garcia aqui presente e que representa a Antologia Cantos do Mundo, onde participou e que veio especialmente de São Paulo para este lançamento que eu a seguir vou passar a palavra.

Como escreveu o grande poeta Fernando Pessoa em Mar Português

"Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena."

Muito obrigado

Victor Jerónimo

18 de Maio de 2006

Discurso no lançamento das antologias Dois Povos – Um Destino, Margens do Atlântico e Canto do Mundo no Gabinete Português de Leitura Recife/Brasil no dia 18 de Maio de 2006, organização do lançamento a cargo da poeta brasileira Mercêdes Pordeus e de VictorJerónimo com o valioso apoio do Gabinete Português de Leitura

Victor Jerónimo
Enviado por Victor Jerónimo em 26/08/2006
Código do texto: T225426
Classificação de conteúdo: seguro