EM BUSCA DA VIDA MELHOR

TEMA: EM BUSCA DA VIDA MELHOR

TEXTO: 1 Coríntios 15:19

DATA: 25/04/2010

TEXTO:

SE a nossa esperança em CRISTO SE limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

(1 Coríntios 15:19).

INTRODUÇÃO:

Disse JESUS:

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; EU VIM para que tenham VIDA e a tenham em abundância (João 10:10).

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido encontra–se na 1ª das Cartas de Paulo aos Corintios... Onde ele apresenta–se como havendo sido chamado pela vontade de DEUS e onde chama àquela igreja, cheia de problemas, como sendo à Igreja de DEUS que está em Corinto...

Na carta ele começa saudando os irmão com a graça e a paz do SENHOR, exalta o Único e Verdadeiro DEUS, os admoesta como pai, alertando contra as impurezas; orienta sobre os sacramentos, sobre usos e costumes, incluindo a importância da unidade orgânica da igreja; Ressalta a importância do amor e dos dons e fala sobre a ressurreição de CRISTO como prioridade pra quem espera sua vez e trata da questão da ajuda mútua e os saúda antes de encerrar.

Da última parte da carta: A IMPORTÂNCIA DO AMOR E DOS DONS E FALA SOBRE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO COMO PRIORIDADE PRA QUEM ESPERA SUA VEZ, queremos refletir sobre o tema:

EM BUSCA DA VIDA MELHOR!!!

Em 1° Lugar é preciso entender: NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO NÃO DEVE SER RESUMIDA:

1. A nova vida em CRISTO começa aqui e agora; Sendo projetada pra o futuro; Sendo consolo para os que choram:

Está escrito:

Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo;

Então, entre as nações se dizia: grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós;

Por isso, estamos alegres.

Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia,

Voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

(Salmos 126)

Restauração tem a ver com o trabalho de recuperação. Não significa que acontecerá automaticamente – Pode se dá aos poucos, etapa por etapa...

2. A nova vida em CRISTO começa aqui e agora; Por isso, sofrermos por CRISTO termina sendo um privilégio glorioso.

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós destinado a provar–vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

Pelo contrário, alegrai–vos na medida em que sois co–participantes dos sofrimentos de CRISTO, para que também, na revelação de SUA glória, vos alegreis exultando.

SE, pelo nome de CRISTO, sois injuriados, bem–aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de DEUS.

Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;

Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; Antes, glorifique a DEUS com esse nome.

Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de DEUS é chegada;

Ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de DEUS?

E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vasi comparecer o ímpio, sim, o pecador?

Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de DEUS encomendem a sua alma ao fiel CRIADOR, na prática do bem.

(1 Pedro 4:12–19).

3. A nova vida em CRISTO começa aqui e agora; Sendo preciso ver a BÍBLIA como um todo, semelhante a uma carta que relata o imenso amor de DEUS por sua criação.

De tudo o que se tem ouvido, o resumo é: TEME A DEUS e guarda os SEUS mandamentos; Porque isto é o dever de todo homem.

Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

Em 2° Lugar é preciso entender: DEUS CUIDA DE NÓS:

1. Se fomos criados por DEUS, se somos preciosos pra ELE, como pensar que DEUS não cuidaria de nós:

Está escrito:

O que a mim me CONCERNE (diz respeito)

O SENHOR levará a BOM TERMO (resultado);

A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre;

Não desampares as obras das TUAS mãos (Salmos 138:8).

2. Se DEUS é soberano absoluto, se fomos por ELE CRIADOS, se somos preciosos pra ELE, como pensar que DEUS conheceria nossos caminhos:

SENHOR, TU me sondas e me conheces.

SABES quando me assento e quando me levanto;

De longe PENETRAS os meus pensamentos.

ESQUADRINHAS o meu andar e o meu deitar

E CONHECES todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua

E TU, SENHOR, já a conheces toda.

Tu me cercas por trás e por diante.

E sobre mim pões as mão.

(Salmos 139:1–5):

3. Se nossa adoração implica ter uma alma voluntária, se seu propósito nos leva a isso, como achar que ansiosos conseguiríamos honrá-LO:

Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

Porque os gentios (descrentes) de todo o mundo é que procuram estas coisas; Mas vosso PAI sabe que necessitais delas.

Buscai, antes de tudo, o SEU REINO, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Não temais, ó pequenino rebanho; Porque vosso PAI se agradou em dar – vos o SEU REINO.

(Lucas 12:29–32).

Em 3° Lugar é preciso entender: DEUS NOS CONDUZ RUMO À ETERNIDADE:

1. Existe a promessa de restituição:

Está escrito:

Restituir–vos–ei os anos que foram consumidos... (Joel 2:25 a).

2. Existe o convite da graça:

Vinde, pois, e arrazoemos (discutir o assunto), diz o SENHOR;

Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve;

Ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

SE quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

MAS, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada;

Porque a boca do SENHOR o disse.

(Isaías 1:18–20).

3. Existe a promessa de nova realidade (O novo céu e a nova terra):

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de DEUS, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de DEUS com os homens.

DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles.

E LHES enxugará dos olhos toda lágrima,

E a morte já não existirá,

Já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

E aquele que está assentado no trono disse:

Eis que faço novas todas as coisas.

E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Disse–me ainda: Tudo está feito. EU SOU o alfa e o ômega, o Princípio e o Fim.

EU, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei DEUS, e ele me será filho.

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

(Apocalipse 21:1–8).

CONCLUSÃO:

A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.

Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o SENHOR, O DEUS Todo – Poderoso, e o CORDEIRO.

A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de DEUS a iluminou, e o CORDEIRO é a sua lâmpada.

As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.

As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.

E lhe trarão a glória e a honra das nações.

Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do CORDEIRO.

(Apocalípse 21:21 a–27).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/04/2010
Código do texto: T2219786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.