A NECESSIDADE HUMANA DE BUSCAR SABEDORIA NO CRIADOR, A ÚNICA FONTE DE VIDA QUE POSSUÍMOS
I. INTRODUÇÃO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Graça e paz a todos vocês! É, para mim, uma grande alegria poder assumir esta tão nobre responsabilidade, ou seja, a de trazer, nesta noite, uma mensagem que tenha fluído do coração do nosso Deus e, por isso, vá ao encontro dos desígnios dele para conosco.
Como sei que sou falho em minha humanidade, repito agora, em público, a invocação que, em particular, tenho feito ao Senhor, enquanto desenvolvia o tema desta mensagem: Senhor, usa-me segundo a tua vontade. Que a unção do teu espírito esteja sobre mim! Que não seja a minha voz a falar, mas a tua através de mim!
Aproveito este momento para agradecer, de coração, a confiança depositada em mim por este abençoado servo do SENHOR, o querido pastor desta igreja. Espero em Deus trazer uma mensagem que faça valer a pena o crédito que me fora depositado.
Leitura do Texto Base
Dito estas coisas, convido-os a abrirem, com espírito de reverência, as suas Bíblias no capítulo noventa do livro dos salmos. Leiamos os versículos de nove a doze:
“9. Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. 10. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. 11. Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido? 12. Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Invocação ao Senhor
Oremos ao SENHOR:
Pai amado e bendito, criador de todos as coisas, “sem ti nada podemos fazer”. Tu és a “videira verdadeira”, de ti dependemos constantemente. E, por estarmos cientes disto, pedimos a ti que use o meu intelecto, o meu espírito, a minha boca..., o meu ser por completo. Que o teu poder se manifeste através deste sermão e que, segundo a tua soberana vontade, atenda ao mais íntimo clamor que flui do coração do teu povo. Que todos digam amém!”
II. DESENVOLVIMENTO
Delimitação do Tema
O salmo no qual se encontram os versículos que selecionei para ser o trecho-base desta mensagem, ou seja, o salmo noventa, recebe em minha bíblia o seguinte título: “A Eternidade de Deus e a Transitoriedade do Homem”. No caso desta mensagem, que se baseia principalmente no versículo 12, o tema e o título são o seguinte: “A NECESSIDADE HUMANA DE BUSCAR SABEDORIA NO CRIADOR, A ÚNICA FONTE DE VIDA QUE POSSUÍMOS”. Portanto, fixem em seus intelectos o versículo “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Ele será a espinha dorsal deste sermão.
Contexto do Versículo 12
A primeira pergunta que surge, referente ao presente tema é a seguinte: “QUAL É O CONTEXTO DESTE VERSÍCULO?” Moisés, escritor deste salmo, estava confrontando as características opostas do homem e de seu criador, a saber, a eternidade deste e a transitoriedade daquele. Entretanto, o foco principal da reflexão de Moisés não está na transitoriedade do homem, mas nos atributos de Deus, que o tornam digno da nossa adoração e do nosso louvor e o estabelecem como a única pessoa capaz de completar o nosso ser.
A figura da Relação entre o Sol e a Terra
Assim como o sol completa a Terra, e lembremos que não é o sol que gira ao redor da Terra mas sim esta ao redor do sol, Deus nos completa. Penso que a figura da relação entre o Sol e a Terra reflete bem a relação Deus-homem.
Vejamos:
1º. A Terra, sem o Sol, seria gelada e não possuiria as condições necessárias à vida. Seria, portanto, um planeta morto. Também assim é o cristão sem Deus: está morto espiritualmente. O que diz Paulo, quando escreve aos efésios, no versículo 1 do capítulo 2? “Ele vos deu vida, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSOS DELITOS E PECADOS.” Estávamos, portanto, Mortos. E por que estávamos mortos? O próprio Paulo responde no versículo 11 e 12 do mesmo capítulo: “11. Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12. naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”
2º. A Terra não possui luz própria. É o Sol quem produz a luz que a ilumina e, assim, permite que os seres que nela habitam possam exercer o sentido da visão. Gn 4.10: “E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.” Jo 1.5: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” Nós, os gentios, estávamos em trevas, mas a luz, Cristo, brilhou e, agora, nós podemos nos achegar ao SENHOR com consciência pura e tranquila. Você quer poder enxergar tudo o que está ocorrendo a sua volta e não ser confundido? Vejamos o que Jesus disse aos discípulos (Jo 11:9-10): “9. Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10. mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” Aplicando isto à vida espiritual, andando na luz do Evangelho, você não será confundido; mas se, ao contrário, você se afastar dos caminhos do SENHOR, tropeçarás.
3º. O Sol é o grande responsável pelas fontes de energia que estão disponível no planeta Terra. As quais, além da energia solar, são a energia eólica, a energia hidrelétrica e a termoelétrica, entre outras. A energia eólica é aquela que é produzida pelo vento. Mas quem produz o vento, senão o Sol, através do deslocamento de ar que provoca com o seu calor? A energia hidrelétrica é aquela que é produzida a partir do movimento das águas. Mas quem permite que as águas se movimentem nos rios, senão o Sol que as recolhe no estado gasoso e, depois, as despeja sobre a terra seca em forma de chuva? A energia termoelétrica é aquela que é obtida a partir da queima de combustíveis, como o carvão e o petróleo, que, por sua vez, são derivados de matéria orgânica fossilizada. Como a matéria orgânica foi em geral sintetizada por processos fotossintéticos (e a fotossíntese se utiliza da energia solar), ela tem energia solar. Deus é a nossa fonte de energia, ou seja de poder, como está escrito nas Escrituras a cerca do rei Davi: “Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos Exércitos era com ele.” (1 Cr 11.9) Davi não estava crescendo por causa dos seus atributos pessoais, mas sim porque o SENHOR era com ele. Jó 9.4: “Ele é sábio de coração e grande em poder; quem porfiou com ele e teve paz?” Jó 25.2: “A Deus pertence o domínio e o poder; ele faz reinar a paz nas alturas celestes.”
Transitoriedade do Homem
Moisés, ao longo do salmo, reconhece que o tempo do homem na Terra é curto. No versículo 10, ele afirma: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Então, de posse desta compreensão, ele faz a Deus um pedido extraordinário, pede-lhe a capacidade de se tornar sábio. E EU LHE PERGUNTO: VOCÊ TEM BUSCADO SABEDORIA? TEM PEDIDO ISTO A DEUS?
Claro que não estou me referindo à sabedoria deste século, que é frágil e duvidosa, mas a que vem do SENHOR. 1 Co 2.6-7: “6. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;7. mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória.” Veja que maravilhoso! Deus já preordenou desde a eternidade uma sabedoria para nossa glória. Por isso, temos que ter a ousadia de tomar posse desta herança e viver a intensidade desta benção.
O Sábio Salomão
Quem, além de Moisés, foi o outro grande homem de Deus que, quando recebeu a visita do SENHOR em sonho, lhe pediu sabedoria? Vamos conferir isto em 1 Reis, 3.5-13: “5. Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7. Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 10. Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; 12. eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. 13. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.”
Mas o que o sábio Salomão diz a respeito da sabedoria? Diz, porventura, que ela foge de nós? Ou que ela é inacessível? Pelo contrário, ao lhe fazer referência, afirma (Pv 1.20-21) “20. Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; 21. do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras:” E não é isto que vemos hoje! A palavra da verdade tem sido pregada. Nós a ouvimos na igreja, através da televisão, dos rádios. Nós a lemos porque possuímos um exemplar do livro sagrado que a contém... A própria natureza -- o mundo visível, as coisas observáveis... -- nos prega a palavra de Deus. Leia comigo os versículos 19 e 20 de Rm 1: “19. porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;”
A Sabedoria Deste Século
Ao refletirmos sobre este último versículo, surge uma pergunta que eu considero inevitável: POR QUE MUITO “ENTENDIDOS”, CIENTISTA, ESTUDIOSOS, APESAR DE TEREM OS SEUS OLHOS VOLTADOS PARA O UNIVERSO, PARA O GENOMA DOS SERES VIVOS ETC., AFIRMAM, POR EXEMPLO, QUE DEUS NÃO EXISTE, QUE O UNIVERSO SURGIU POR ACASO, QUE O SER HUMANO É NADA MAIS QUE UM SER VIVO QUE EVOLUIU A PARTIR DOS MACACOS? Eu acredito sinceramente que Isaias 44.18 responde: “18. Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.”
Somente a luz do SENHOR pode nos capacitar para compreendermos profundamente as grandezas do nosso Pai celestial!
III. CONCLUSÃO
E para finalizarmos a nossa mensagem de hoje, um texto profético, proferido pelo sábio Salomão, e uma súplica poderosa emitida pelo Apóstolo Paulo. Leiamos, primeiramente, o texto profético, que se estrutura da seguinte forma: CONDIÇÃO, FINALIDADE, CONDIÇÃO NOVAMENTE E PALAVRA PROFÉTICA, COM EXPLICAÇÃO.
Pv 2.1-6
“1. Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2. para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3. e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4. se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5. então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 6. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.”
Ef 3.14-20
“14. Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15. de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16. para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17. e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18. a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19. e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 20. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21. a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
Fiquem com Deus!