Promessa
Sr. João e dona Maria são pessoas simples mas, honestas. Moram numa Vila, sua casa coberta de palha e 08 meninos para dá o que comer todo dia.
Eles dois(João e Maria) conversam:
-Jão, nossa casinha foi coberta de palha semana passada, tá tão bom da rente dormir, acabou aquelas goteiras. Mermo cobertinha de palha, mas é nossa nê Jão? - é sim Muier, responde João.
Um dias dois depois, lá estava Sr. João, sentado na sombra da mangueira e dona Maria ao lado catando os piolhinhos da cabeça do seu filho Zezin, o mais novo.
Chega, então, um cidadão bem vestido, unhas feitas...etc. Vai longo dizendo:
Olá dona Maria! como está Sr. João?. A mulher logo se assusta! -como que ela sabe o nome da rente?
- posso dá uma olhadinha na sua casa, pergunta o cidadão.
- Pode, responde, Dona Maria.
Sr. João e D. Maria, sua casa precisa de um teto novo, e continua: Você acredita em Deus?
Ela responde: sim moço! Mas o que isso tem a vê?
Ora, Dona Maria, eu sou filho de Deus e ele me mandou aqui para ajudar você.
Ô, moço foi mermo? Pergunta dona Maria
Vejo que você e Sr. João são pessoas boas, tem um família grande e precisa do apóio de alguém.
È, moço, com você tá reno.....diz a mulher.
mande logo o seu marido ir derrubando essa palha velha da sua casa, deixa comigo o resto, disse o cidadão visitante.
Ai, a humilde senhora caia na conversa do “Diabo”, é sim, Diabo, porque Deus não mandou ele ali.
Então continua:
-Dom Maria, você tem título de eleitor? - sim, você me fornecer para eu anotar o número dele? . Ela, na sua simplicidade, fornece o título ao indivíduo, e depois pergunta: - mas moço pra que diabo você quer meu títo.
- Ora, dona é para sua segurança. Queremos que você nos oferte o voto de sua família. - mas você disse que era filho de Deus e precisa de voto?- Está desconfiando de mim, Dona Maria? Sou um homem de bem eu vir para ajudar os pobres e oprimidos.
-A essa hora, o Sr João, coitado do João, já tinha derrubado uma banda(lado) de sua casa, então se formou um nuvem forte no oriente; e o cabra já tinha ido embora.
Muier, nós fomos iludidos, esse indivíduo vai nos enganar – e ela: que nada Jão, amanhã o homem de Deus tá aqui, ele não falou! então vamos esperar - tá bom, traz aí Muier uns papelão para colocar em cima da parede, pra não moiar.
No outro dia, o Diabo dá a caras, sabe quem? - o prometedor. Já vem mais humilde que Dona Maria e seu João.
Bom dia dona Maria, onde está seu João? -
tá pra roça, homem, tem que trabalhar pra dá o sustento dos mininos.
Dona Maria, eu não tenho uma boa notícia muito pra vc.-
Mode que, homem?
É que o material lá na loja faltou e só chega daqui a 15 dias, depois das eleições, mas não se preocupe! é só falar com seu João e toda sua família, que votando no Furocunteio ou no número 222622, terá seu material na porta da sua casa no outro dia depois da eleição.
- È mermo moço? Tá bom!,
quando o João chega da roça, logo ao avistar a casa, dá logo um berro: Maria, aquele maldito não trouxe as teias da casa, Muier.
– Nós fomos foi enganado, marido. Porque, Muier? - Ora, passou um pessoal do MCCE e disse que é crime receber teia, cimento, dinheiro pra votar....e outras coisas
É Muier, bem que desconfiava disso, amanhã vou falar com o compadre Pedo, pá gente tirar umas painhas de pindoba para cubrir pelo meno a banda que está descoberta.
Muier, bem que o pessoal diz por aí: “ quando a esmola é grande até o cego desconfia”.
Marido, olha pru tempo, tá se formando outra chuva.