Pessoas Indispensáveis
Palavrinha que prendeu meus pensamentos essa semana.
Muito se ouve a frase “as pessoas são insubstituíveis”, então me ponho a pensar, “existem pessoas indispensáveis?!”
Pois bem, se a resposta for sim, confirma o fato de que ninguém substitui ninguém, já que se alguém é indispensável supõe-se que é porque não há outro que supra o que ‘o indispensável’ lhe oferece (Ex: emoção, sentimentos, palavras...).
Rapidamente pensei: “Para quem eu sou indispensável?!” (Isso em um momento para elevar a minha auto-estima, nutrir o meu doce ego e exercer o gene narcisista)
Nooossa em que risco eu me envolvi. Pois como uma boa mulher neurótica, nesses pensamentos poderia entrar em crise. Porém prossegui no atrevimento e percebi que para as pessoas que eu sinto que sou indispensável (sim, eu achei pessoas em meu viver para as quais eu creio que sou indispensável) em suas vidas meu apego é supremo, afeto inestimável. Já em outros casos eu optei por ser dispensável, inclusive eu me dispensei, a carga eu não ia suportar, então emancipei relações que não eram muito coerentes a reciprocidade. Também achei relações em que fui aos poucos dispensada, tais relações que fazem parte do meu passado. Houve amados meus que não senti que sou indispensável e não vou negar, senti fisgadas em meu carente coração ao notar isso, porém quem sabe um dia eu não avance de nível (Risos), eu, indispensável ou não para estes, eles sendo para mim não os dispenso de tamanha importância em minha vida (a não ser que peçam demissão ou assim sejam por justa causa, Risos).
Aos que eu sinto (não soberbamente) que sou indispensável em suas vidas sou extremamente grata por tamanha segurança, sinceridade e verdade que a mim transmitem, finquei minha bandeirinha, tornando-me em suas vidas presença cativa. O que me remete a um porto seguro, onde não importam os passos que eu dê, quantos eu dê, e em que direção, em meu regresso encontrarei o mesmo olhar, o mesmo sorriso, o mesmo abraço pra mim. Sem o perigo de que alguém ocupou um espaço que a mim cabia a doce função de preencher.
(26/01/2010)