Homenagem ao formando Francisco Raul Ulombe

SOCIEDADE FLUMINENSE DE PSICANÁLISE CLÍNICA - SFPC

ESCOLA FLUMINENSE DE PSICANÁLISE - ESFLUP

NOVA IGUAÇU – RIO DE JANEIRO - RJ.

Homenagem ao formando Francisco Raul Ulombe

Formandos de dezembro de 2004

Turma: Carl Gustav Jung (1875-1961)

Discurso proferido no dia 15 de janeiro de 2005

Orador: Arnaldo de Souza Ribeiro

Excelentíssimo Sr. Prof. Dr. Sérgio Fernandes da Costa – DD Diretor da Escola Fluminense de Psicanálise Clínica - ESFLUP, na pessoa de quem cumprimento as autoridades, professores e funcionários.

DD formando Sr. Francisco Raul Ulombe, na pessoa de quem cumprimento os formandos, pais, parentes, amigos e demais presentes.

Boa noite a todos.

Com a sabedoria que lhe era própria a filósofa, ensaísta e escritora francesa Simone de Beauvoir, assim asseverou:

“Não há um passo do nosso caminho, que não cruzamos com o caminho do outro.”

Este pensamento veio materializar uma insofismável verdade. Verdade esta, que constatamos durante nosso curso de Psicanálise Clínica, ministrado na ESFLUP, marcado pela interação, comprometimento, seriedade e, sobretudo, pelo espírito fraterno de nossos professores, sempre acompanhados pela presença e pela supervisão do nosso Diretor Pedagógico Dr. Sérgio Fernandes da Costa, auxiliado pelo Dr. Alexander de Paula – DD Diretor de Marketing. Nesse ambiente de paz, respeito e solidariedade na construção do ensino e aprendizagem, foi-nos possibilitado também aproximar e cruzar caminhos.

O mesmo ocorria entre os estudantes e, em especial, nos acalorados debates de idéias durante as aulas, nos intervalos para descanso ou quando da aquisição de livros na livraria especializada bem próxima à ESFLUP. E, deste modo, de simples colegas nos transformamos em bons amigos.

Os vínculos entre nós ultrapassavam o pedagógico e isso se comprovava pela colaboração e amizades verdadeiramente recíprocas. Auxiliávamos uns aos outros em nossas incertezas e dificuldades visando à satisfação de nossos anseios e propósitos.

Mesmo diante do ecletismo de nossa turma, em especial, pela diversificada formação acadêmica de seus membros e também por serem oriundos de diferentes cidades, estados da Federação e até mesmo países, diversidade esta que não constituiu obstáculos para nossa aproximação, admiração e respeito recíproco.

Mesmo diante destes vínculos fraternos, ressaltamos que dentre os integrantes de nossa turma, um companheiro se destacou e por esta razão deixou marcas indeléveis em nossos corações, marcas estas que se eternizarão em forma de saudade.

E porque ele se destacou? Certamente cada um dos senhores está a se perguntar, se constituíamos uma turma equânime e fraterna.

Explico: ele veio de longe, atravessou o Atlântico, acompanhado de seus sonhos, de suas experiências, de seu desejo de ensinar e, sobretudo, de aprender. Incorporou-se ao grupo de forma simples, discreta e, gradativamente, pelos seus valores, tornou-se referência. Também pela sua história de vida, pelo que viu, viveu e sofreu. Por estas razões deixou de ser um amigo, para ser O AMIGO e aos poucos, fomos conhecendo também os desafios que enfrentara e sua determinação para superá-los, e por esta razão se tornou para nós um herói. Era admirado e respeitado por todos.

Seu nome: Francisco Raul Ulombe, angolano de nascimento e brasileiro de coração. Ressalte-se por oportuno, oriundo de um continente que os brasileiros muito amam e também, muito lhe devem.

Prezado Francisco, ou melhor, amigo, irmão e herói Francisco, gostaríamos que você e seus familiares soubessem, que esta modesta homenagem, orquestrada por todos os Formandos, com aquiescência e participação dos diretores, professores e funcionários, objetiva externar-lhe o nosso respeito e nossa gratidão pelo exemplo, pela cultura e fraternidade que você semeou entre nós.

Receba, portanto, o nosso muito obrigado, materializado nesta placa com os dizeres do cantor e compositor Milton Nascimento:

“Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração ...”

Em nome dos formandos desta noite, dos professores, diretores e funcionários, lhe digo também:

Muito obrigado, por vir de tão longe, cruzar o Atlântico, os nossos caminhos e deixar exemplos tão positivos, dignos de serem lembrados e seguidos.

Que seja muito feliz juntamente com sua família e esteja certo, você sempre estará presente na lembrança e no coração de todos nós.

Que o Bondoso e Misericordioso Deus lhe abençoe juntamente à sua família.

Prezados Senhores e Senhoras,

Neste momento em que um novo ano se inicia, quero também em meu nome e em nome dos formandos, desejar-lhes: que todos os seus sonhos se realizem e que sejam iluminados juntamente com suas famílias com as bênçãos do Bondoso e Misericordioso Deus.

Muito obrigado.

Que sejam muito felizes.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2005.

Arnaldo de Souza Ribeiro

Orador

Nota: 1. A cerimônia de formatura aconteceu no belo e tradicional Teatro do “Quartel General da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro”

Rua Evaristo da Veiga, n. 78 – Centro – Rio de Janeiro - RJ