Colação de Grau: a vitória e a despedida ( Coluni - UFV 2010)

Universidade Federal de Viçosa

Colégio de Aplicação Coluni

Discurso de Colação de Grau

Turma A 08/12/2009

Por Alcimar de Melo Rosa e colaboradores ( alunos, professores, sites, outros discursos, etc)

Magnificentíssimo Reitor Prof. Dr. Luís Cláudio Costa ou

Vossa Senhoria ... , representante do Magnífico Reitor,

Ilustríssima Sra. Diretora Profª. Eunice B. Bohanenberger,

Senhoras e Senhores,

Bom dia.

Nada nasce do ar: tarefa árdua a minha de expressar em poucas palavras destinos tão gloriosos, porque avisto parcamente as minudências do infinito. Mas certo de que deveria servir-me de simples e poucas palavras, embora que pudessem expressar de maneira singular a emoção, felicidade e satisfação que hoje inunda nossa alma, deparei-me com certo pensamento de Platão a nos ensinar: “Grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo”. Esta pequena frase tocou-me a alma e percebi o quanto se encontra ligada ao significado desta cerimônia e a esta etapa de nossas vidas que aqui se encerra .

Acredito que a vida não é apenas um amontoado de coincidências; e já que por “essas voltas” a vida colocou-nos no caminho uns dos outros, preciso deixar algumas palavras, algumas coisas que eu aprendi com vocês.

Lembremo-nos do primeiro passo: dezembro de 2006 ou algo antes, a gestação. Nos meses subseqüentes, a consolidação dos primeiros anseios; ou seja, o desenvolvimento embrionário e, hoje, a experiência de três belos anos que, com certeza, nos trouxeram não somente proveito intelectual, mas sobretudo, moldou-nos em novo ser.

Turma A; uma constelação de quarenta estrelas, mas, definitivamente, uma antítese barroca: dias de calmaria contrastando com os dias em que tempestades abalavam as paredes daquela “alcova estudantil”. Dizem por aí que a verdadeira sabedoria consiste em relacionar as contradições e dela extrair as mais díspares virtudes - nada mais sábio, convenhamos.

Impossível esquecer as fatídicas e intermináveis discussões, o consenso impossível, o silêncio distante. Cada estrela dessa constelação queria mostrar que o seu brilho era o mais supremo e que sua voz, a mais calorosa.

E foi neste ambiente, aparentemente confuso, mas no fundo de grandes amigos, que durante 3 anos, conciliando muito esforço, perseverança, garra, renúncia e amizade que conseguimos dar todos os passos para concluirmos a nossa grande caminhada e estarmos hoje aqui nos despedindo do Coluni.

No decorrer deste período, tivemos sempre em mente que o que faz a vitória do ser humano não é somente a chegada, mas cada passo, cada minuto, em direção ao alvo, afinal a viagem deve ser tão boa quanto o destino. E como foi boa esta nossa viagem até aqui!

A vida é assim: o tempo passa, e leva em suas asas nossos dias muito depressa. Nossas certezas, nossos conceitos, nossas virtudes ou defeitos, nada pode detê-lo. E esse tempo se vai, levando um pouco de nós no coração dos outros e deixando um pouco dos outros dentro de nós.

À Universidade Federal de Viçosa, representada aqui por ... , agradecemos por não ser mais uma emissora de certificados, mas por realmente se empenhar em construir um futuro melhor para esta nação tão sedenta de saber, acolhendo em teu seio este Colégio e subsidiando-o em suas vicissitudes.

È bem verdade que este colégio possui figuras inesquecíveis, não é Prof. Adenilson? Quem será capaz de esquecer aquele altamente iconoclasta ou uma certa moça que coleciona sapatos ou ainda um professor que saiu do pântano? O “Ora, ora, ora” da famosa historinha infantil; o fático “ oi galerinha! “; o trio desesperador “ porquê?/pra quem?/como?” ?

Então, aos professores? Obrigado. “Ensinar é um exercício de imortalidade. E de alguma forma vocês continuam a viver nestes olhos que aprenderam a ver o mundo pela magia de vossas palavras.”

À direção? ( Pausa reflexiva ). Muito Obrigado.

Aos demais funcionários nossos sinceros agradecimentos.

Amigos! Admirem sorrisos, olhares puros, pessoas sinceras. Admirem a vida. A morte um dia vem, é inevitável... Vivam cada dia que Deus lhes concede como se fosse o mais importante...O amanhã sempre existe, independente do que acontecer, e sempre o que fica é tudo o que fomos, fizemos e principalmente, o que deixamos nos corações.

Há quem pense que este momento, o terceiro ano, representa o fim. Não podemos pensar desta forma. Este momento é a passagem para uma nova etapa que se inicia, é mais um degrau que subimos em busca de patamares mais altos. Façamos deste momento um “até breve”, na certeza de que algum dia, em algum lugar, estaremos reunidos novamente . Lembrando... relembrando, vivendo novamente estes maravilhosos dias.

Enfim...Não preciso nem dizer que sentiremos saudade, muita saudade... Mas hoje, enxuguem as lágrimas e... divirtam-se !

Obrigado.