Discurso de formatura 1231 FG
Destinado aos alunos da turma 1231 FG
Antes de mais nada, boa noite a todos. Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer a toda a turma que, num momento de insanidade temporária, resolveu votar em mim para ser aquele que falaria em nome da turma 1231 FG.
Pois é, parece que chegamos ao fim. Depois de quatro longos anos de ensino fundamental e três longos anos de ensino médio, quem diria que finalmente vestiríamos essa beca azul e sentaríamos nesses bancos, numa noite onde pais, professores, coordenadores e amigos se reuniriam para festejar o término desse ciclo tão importante que é o da escola? Quem diria, afinal de contas, que sentiríamos saudades de subir e descer esses zilhões de degraus da colina? Se me falassem isso há algum tempo atrás, eu não acreditaria, mas sabe que eu já estou sentindo saudades?
Foi um ano de emoções fortes, mas nada foi tão intenso quanto nós. Nossas aulas, nossas discussões, nossas brigas e nossos desentendimentos que, acreditem, não foram poucos. Apesar de tudo isso, acredito que superamos nossas diferenças e aprendemos, se não a nos amar, a pelo menos nos aturar e nos entender. Entender que ninguém é igual a ninguém e que nem todos têm a mesma opinião sobre o mundo.
Aprendemos, antes das cadeias carbônicas e da energia mecânica, a respeitar o outro; aprendemos, muito antes dos verbos transitivos diretos e das escolas literárias, a ter uma visão ampla e crítica do mundo. E devemos tudo isso aos nossos professores e coordenadores que, mesmo em frente a todas as dificuldades, nos guiaram durante todo o ano, dentro e fora das salas, nos ensinando muito mais do que pretendíamos aprender.
Viver na turma 1231 FG foi uma experiência incrível para mim. Com esses caras aprendi conceitos de amizade que não se leem nos livros; juntos, aprendemos que as dificuldades são feitas para ser ultrapassadas e que, no fim, tudo o que sobra são as boas recordações. Das músicas no fundo da sala cantadas por Lucas, Felipe e Erik; dos risos escancarados por conta do motor do Maverick; das piadas sem graça de Gabriel e Allan; dos tesinhos e dos tesões nas aulas de biologia; enfim, de todas essas palhaçadas que fazem da turma 1231 FG o que ela é.
Isso ninguém pode tirar de nós. As memórias que a gente tem dos bons e dos maus momentos, das nossas alegrias, das nossas risadas, das pessoas que sempre foram e sempre serão importantes em nossas vidas, não importa o quanto o tempo passe ou as circunstâncias nos afastem. As memórias continuarão ali, guardadas num lugar especial dentro de todos nós, e talvez demorem muito tempo para se apagar. Quem sabe nunca se apaguem.
Por mais que a roda do tempo gire, tenho certeza de que o fim desse ciclo é apenas o início de um outro. De uma faculdade, de um pré-vestibular, de um trabalho, ou quem sabe de um período de descanso? Só o tempo, esse tal senhor da razão, vai saber dizer. Mas o que quero falar aqui, a todos vocês, é que desejo a maior sorte do mundo. Que os sonhos sejam alcançados, não importa o quanto demore; que as tristezas e as alegrias sejam constantes na vida de todos, porque ninguém consegue ser sempre feliz nem sempre triste. Que essa loucura chamada vida seja maravilhosa para cada um de vocês, sem exceção.
Não pensem nessa noite como um fim, mas sim como um novo começo. Para finalizar, gostaria de citar um trecho de uma música do Legião Urbana. Aos que não conhecem, a música se chama “Metal Contra As Nuvens” e diz o seguinte:
E a nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.
E até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer.
Não olhe para trás, apenas começamos.
O mundo começa agora.
Apenas começamos.