Formatura 2009 E.M.G.L.A. (Sabará - MG)
Todas as relações humanas, estejam elas na amizade, no amor ou na própria educação, no ato de ensinar, deveriam, essas relações, durar no mínimo um ano. Porque desta forma, poderíamos dizer com certa razão, termos passado pela etapa inicial que nos remete à sensação de plenitude, da certeza que percorremos todo o caminho.
Mas, todas essas relações citadas, deveriam na verdade, serem vivenciadas por pelo menos dois anos, desta forma, poderíamos dizer com inteira razão, termos tido a oportunidade de corrigir os erros cometidos na etapa inicial. É o momento de nos reerguermos, reestruturar, repensar todas as formas estabelecidas na segunda oportunidade.
Tenho pena dos que não tiveram essa oportunidade, ou pior, dos que a tiveram e não aproveitaram.
Na educação não é diferente, nós professores, temos anualmente essa chance de repensar, refletir, reerguer, pois, também caímos e muitos de nós se levantam rapidamente, outros demoram um pouco mais, alguns não mais.
Porque a grande verdade e que, todas as relações citadas, deveriam manter-se como chamas vivas, que nos permitem estar nos trilhos da vida que nos conduzem ao futuro. E quando chegarmos no futuro, conheceremos o que toda e qualquer relação nos traz, às vezes a sensação de plenitude e realização ou o alívio por ter finalmente chegado e, comumente, o sofrimento...
O hoje é a dicotomia do eterno futuro que se aproxima e do eterno passado que conhecemos.
Por isso, meus queridos alunos, pais e responsáveis, sou, com professor, apenas o maquinista, aquele que faz a intermediação entre o trem e os trilhos, porque na verdade, são vocês que percorrem essa estrada. Então, não deixem que a chama que nos mantém vivos se apagar... Acreditem, lutem, pois vocês terão mais três anos para vivenciar essas relações. Aproveitem as oportunidades para corrigir erros, fotalecer acertos e valorizar as pessoas que estão nos acompanhando.
Eu acredito em vocês!
Obrigado.