DISCURSO DE POSSE

DISCURSO DE FÁBIO MOZART NA POSSE DA DIRETORIA DA SCPZL

Quando vim de Pernambuco para tomar a Paraíba como minha terra adotiva, fui conquistado pela poesia popular, a manifestação mais viva da inteligência do Nordeste, que consagrou Catulo da Paixão Cearense e tor¬nou eterno seu discípulo mais emérito, esse que ficou conhecido como ZÉ DA LUZ e deixou um dos testemunhos mais fiéis da tradição nordestina, em sua poesia singular, fazendo da vida simples do povo a alma e a morada de sua arte. Zé da Luz foi importante e definitivo na literatura popular do Nordeste. Este poeta que nasceu em Itabaiana amou sua terra e consagrou de modo genial sua afeição em BRASIL CABOCLO e SERTÃO EM CARNE E OSSO, os dois livros que escreveu.

Zé da Luz imigrou para o Rio de Janeiro na década de 40 e com ele foi seu coração prenhe da paraibanidade, sua consciência de poeta e um saquinho carregado com terra de Itabaiana, seu berço querido. Lá, na solidão da pobreza, saudoso e deprimido, veio a falecer.

Assim, surgiu meu interesse pelo poeta e acreditando que o papel da arte deve ser o de emocionar o público com elementos de sua própria cultura, elegemos Zé da Luz como patrono da Sociedade Cultural que fundamos em Itabaiana em agosto de 1977.

A Sociedade Zé da Luz evoluiu, criou um grupo de teatro, realizou palestras, concertos musicais, espetáculos de dança e teatro, enfim conseguiu nos dez anos em que se estabeleceu em Itabaiana, realizar levantes culturais que definitivamente ficaram na história sócio-cultural daquele município paraibano.

Infelizmente, senhores, vivemos em uma terra onde quem dispõe do poder sempre olha as coisas da cultura, não como o maior capital e riqueza de um país, mas como um instrumento perigoso que a ignorância, o preconceito e a estupidez de nossas classes dirigentes tratam de marginalizar.

Tivemos sempre a tristeza de ver nosso trabalho menosprezado e agredido por lideranças políticas atrasadas que não admitiam nossa independência, já que a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz jamais se atrelou a interesses políticos menores de falsos e reacionários homens públicos. Fomos expulsos de nossa sede, roubaram nosso humilde patrimônio, por fim o despotismo, a perseguição obscurantista de algumas correntes políticas itabaianenses fizeram com que a Sociedade encerrasse suas atividades na terra de Sivuca e de Zé da Luz. A entidade ficou acéfaIa com a renúncia de toda a diretoria diante dos atos de violência e desrespeito a uma sociedade que já fazia parte do patrimônio daquela comunidade, pela sua história e pelo trabalho que realizou durante dez anos.

Por desígnios do destino, fui transferido para Mari e trouxe comigo os documentos da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

Aqui, promovemos a transferência do foro da SCPZL e elegemos a primeira diretoria mariense, com a confiança de que os jovens que hoje fazem a Sociedade Zé da Luz saberão honrar a história desta entidade, que será conduzida no presente mandato pelo valoroso vereador Eronides Cunha. Eles, os membros da SCPZL em Mari, já têm dado provas do seu valor na luta pela preservação do bem cultural, lema que sempre esteve na base de todas as nossas realizações.

Portanto, hoje a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz pratica seu teatro com o Coletivo Dramático de Mari, publica um jornal mensal e luta pela aquisição de uma sede. Continuamos sem fazer cerimônia e nenhuma corrente política, fiéis às diretrizes iniciais do grupo. Continuamos acreditando na força transformadora da cultura, sempre conservando o sentido da valorização do homem nordestino e da genuína expressão brasileira.

(Discurso de posse de Fábio Mozart na Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em Mari-PB, em 22 de março de 1989)

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 14/12/2009
Código do texto: T1977112