Por que as crianças sofrem?

Já disse em uma outra poesia o quanto me sinto triste quando chega o fim do ano e tenho que me despedir dos meus alunos... são tantas histórias, tantos momentos, tantas risadas, sonhos, fantasias...

Quanta responsabilidade, em lidar com vidas tão pequenas e que estão no início de formação, formação que alguns só tem por que nós professores ensinamos. Tenho duas turmas uma com 20 e outra com 23 alunos, Das quais alguns são portadores de algumas necessidades especiais (autismo, hidrocefalia e outros problemas psicológicos que se embasam pela falta de estrutura familiar) Em onze anos de profissão achei que ja tivesse visto ou aprendido a lidar com crianças, mas cada ano uma nova missão.

Sim, missão que a vida nos incumbe de assumir com amor, amor a profissão, amor às crianças, quando poderia ter e escolher outra profissão senão a de professor.

Eu poderia não pensar em como é difícil saber que seu aluno querido está com os dias contados, poderia não sofrer por antecipação e viver intensamente do lado dele e não chorar com as suas dores, poderia não me esforçar pra entender o que se passa numa cabecinha que vive num mundo somente dele, que não fala, que as vezes parece não te entender... Poderia não dar carinho aquela menina que está sendo abandonada pelo pai e pela mãe, ou aquela outra em que a mãe se prostitui e usa droga e vive com o pai de 78 anos a qual não tem expectativa de vida nenhuma.

Eu poderia deitar minha cabeça sem pensar no que fará essas crianças mais felizes no próximo dia, ou sem me preocupar de contar o conto de fadas que o farão viver num faz de conta, poderia não ver o riso, não receber o abraço, não receber o carinho e ouvir aquelas vozes me chamando de princesa cada vez que entro na sala.

Sempre me pergunto, tentando encontrar uma resposta paupável o porquê do sofrimento desses pequenos, noites sem dormir imaginando como tudo poderia ser mais fácil pra eles e pra mim também, mas Deus sempre nos mostra uma forma de contornar o sofrimento, sempre nos mostra uma forma de amar sem medidas, de ensinar com paixão, de aprender a cada dia.

"É facil regar uma planta

Difícil é fazer germinar a semente"

Que Deus bençõe todas as crianças...

Para Carlos Eduardo e João Lucas

Com todo meu amor...

Marcia G
Enviado por Marcia G em 25/11/2009
Código do texto: T1942525
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.