ÀS VOLTAS...COM AS POSSÍVEIS CARTAS MARCADAS!

OPINIÃO

Muito lamentável o que acabamos de assistir com as provas do ENEM.

LAMENTÁVEL E PREOCUPANTE.

O cancelamento das provas, bem às vésperas do exame, deixa-nos boquiabertos, e os estudantes DE TODO O PAÍS vivem uma ansiedade incontida pela incerteza que tal fato provoca nas suas vidas.

Porém, acredito que a gravidade do assunto vai muito além do fato do grave vazamento das questões, nos trazendo à tona a desconfiança de que "até que ponto" o processo é "honesto e transparente", já que, a despeito de tanta dita "segurança" na realização e acondicionamento das provas, houve a tal possibilidade de fraude.

Não sei, não sou educadora, mas faço um paralelo com o meu tempo de vestibular.

Já comentei por aqui que cursei escola pública e fui para a universidade três meses depois do término do antigo "colegial do Estado".

De lá para cá o que vimos foi o sucateamento das escolas públicas de todo o país, embora as universidades Estaduais e Federais ainda sejam o sonho de consumo de todos os estudantes, de todas as classes sociais.

Pois bem , há um descompasso enorme entre a educação que o Estado oferece na formação pré-universitária e aquelas das suas universidades.

Nunca entendi o tal fenômeno...ou melhor, até temo entender.

O que sei é que parece que estamos perdidos no que tange à inserção dos alunos na universidade pública.

A privada, nas sua maioria, virou industria de diplomas.

Claro que concordo PLENAMENTE com a socialização do ensino porque julgo que nenhum conhecimento " TEM DONO", ao contrário do que se pensa por aí! O DIREITO ao saber é UNIVERSAL.

Aliás o que mais me parece é que, por aqui, o conhecimento é produto supérfluo!

Mas também não concordo com a resolução simplista e sectária de tantas "cotas" distribuídas sei lá com qual prioridade...e finalidade!

Faz muito tempo que o ensino no país corre atrás de números e de remendos com provas daqui e dali!

Precisamos sim é priorizar a "QUALIDADE". Está mais do que na hora.

A começar pelos mestres! Formá-los com a saudosa qualidade DE ANTES, e com a sua justa valorização profissional.

Entenda-se por valorização profissional...SALÁRIO CONDIZENTE COM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PARA O PAÍS!

O melhor caminho para a socialização do ensino, a meu ver,é proporcionar A TODAS AS CRIANÇAS, oportunidades de se desenvolverem intelectualmente, desde o ensino básico.

Tal fato também passa pelo igual acesso à saúde e pelas demais ações políticas de REAL impacto SOCIAL.

Transformar escolas em supermercados, chantagear pais com isso ou aquilo pra que levem seus filhos às aulas ,não me parece ser a melhor solução. Aliás eu acho a pior delas! Se é que posso achar...

A mensagem subliminar que se passa com certas políticas" ESTUDAR DEVE SER TÃO RUIM QUE ATÉ NOS DÃO PRESENTINHOS")

Estudo não é apenas "direito"...é obrigação de qualquer candidato à cidadania.

Aqui por Sampa, imaginem , o leite para as crianças agora está indo das escolas para casa "via" CORREIOS! Imaginem o custo dessa logística!

Acho isso tudo muito estranho.

Se somarmos os desperdício de dinheiro PÚBLICO que tivemos ao longo da nossa história com políticas paternalistas que não nos levam a nada,ou melhor, que nos levam ao estímulo da ociosidade , MUITAS ESCOLAS COM PROFESSORES BEM PAGOS E COM ENSINO DE QUALIDADE já estariam sediadas por todo o país. Não precisaríamos dos Enens e de suas variantes...

É disso que precisamos: de oportunidades igualitárias sob as mesmas condições de acesso ao sistema.

Hoje temos várias provas acessórias pré´e pós vestibulares que só provam que algo vai muito errado por aqui.

Não concordo com tantos subterfúgios (provas que provem o despreparo e desagregação do sistema de ensino!) que empurrem os alunos "na marra" para dentro das universidades, em detrimento do real conhecimento que só se agrega AO LONGO DO TEMPO através de estrutura sólida de ensino. Tudo muito lamentável.

Às voltas com o ENEM cancelado, mais dinheiro público vai para o ralo, e a incomoda sensação de que, mais uma vez, estamos a morrer na praia...dos sonhos!( se permitem um pouco de poesia!)-desmoronados qual castelos de areia.