DEIXEMOS LUTAR POR NÓS, e em paz, O SENADO FEDERAL

Há, sem sombra de dúvida, uma grande proposição em desacreditar o nosso Congresso Nacional. A “bola da vez” é o Senado Federal. Não estou a garantir que não existam problemas com a sua administração e até com alguns representantes dos nossos Estados. Não é isso. Qualquer grande administração na certa enfrenta problemas. Aquilo que é gerido por homens tem os defeitos dos homens.

No entanto, precisamos de um Senado atuante e acreditado. De cá, percebemos que forças trabalham para que ele se enfraqueça. Não devemos permitir. Não devemos dar bolas ao trato, isto é, ficar procurando chifre em cabeça de cavalo. Os erros são advindos do tempo em que foi transferido o Congresso Nacional para Brasília. Como Brasília, naquele tempo era uma cidade construída às pressas num planalto desabitado, fizeram-se muitas concessões para que os parlamentares para lá se dirigissem e lá trabalhassem. O Rio de Janeiro, como capital federal era um ambiente, naquele tempo era, de muito mais atrativos (isso ainda é) e um ótimo lugar para fixar residência.

Todos os parlamentares tiveram que deslocar-se para trabalhar na nova capital federal, um ponto em meio ao nada. Os próprios aviões que conduziam os parlamentares para os seus estados nos fins de semana eram chamados de “Graças a Deus”.

Mas, tudo mudou. Hoje Brasília é um lugar maravilhoso. Com menor violência em relação a outras capitais e com uma grande qualidade de vida.

Inúmeros Senadores moram em Brasília. Outros se deslocam. O que não mudou foram as concessões. Benesses e mais benesses...E, muitos senadores, sabemos foram abrindo mão delas, por moral, ética, respeitabilidade. Outros não. Por comodismo ou por faltar-lhes honestidade.

Nós precisamos do Senado. Precisamos de nossos Senadores que são a nossa vez e voz. Jamais podemos consentir que ele esmoreça. Ali se salvaguarda a nossa democracia.

O Congresso Nacional, especialmente o Senado, vive espremido entre as Medidas Provisórias (que de provisórias não tem nada, já que são criadas com força de lei) e chovem torrencialmente do Poder Executivo, atrapalhando todo e qualquer movimento de votação e discussão de assuntos que muito interessam ao Brasil e aos brasileiros. De outro lado, o Poder Judiciário anda fazendo leis, o que não é o seu papel, com a desculpa de que o Legislativo não as fez a tempo e a hora. Mas que hora e que tempo?

Para que mais se enfraqueça o Senado, forças o empurram, o questionam, tiram do baú problemas que existem há anos. E a quantidade de problemas que já foram levantados com os nossos outros poderes? Isso fica no esquecimento.

Estamos num momento delicado de nossa vida política. Creio até em jogo a nossa Democracia tão durante conquistada. Não devemos dar ouvidos a tantas pequenas coisas que estão se aglutinando e formando uma bola de neve. Devemos ter cuidado. Para melhor julgar devemos acompanhar o trabalho sério de muitos de nossos representantes. Viva o Congresso, Vivam os Senadores sérios. Que nos saibamos distinguí-los.