Papel do curso superior na formação do cidadão na sociedade contemporânea
Muito além de promover conhecimentos específicos para determinadas atuações profissionais, o curso superior garante ao cidadão a possibilidade de obter e gerar informação. Diferenciais são potencializados e, justamente, na atual conjuntura a aptidão para inovar - tendo como base teorias legitimadas, é fator determinante no processo de adequação aos nichos de mercado, pesquisa e produção tecnológica.
Entretanto, pode-se considerar que os fatores que tornam o ensino superior essencial são: a motivação à elevação do raciocínio crítico; a oportunidade do indivíduo reconhecer-se enquanto ser questionador, interventor e produtor; a experiência de construir em equipe novos conhecimentos a partir de conceitos renomados e, talvez uma das características mais importantes, a convivência articulada e estratégica com as diferenças e as adversidades.
Dessa forma, percebe-se que a contribuição à sociedade e ao convívio social está em formar pessoas que, potencialmente, irão buscar soluções e renovações para o “mundo” por meio da transformação de seus pensamentos e do senso ampliado de criticidade.