Posse de presidente da Academia Açailandense de Letras

Senhoras e senhores:

Todo homem deve trilhar pelos caminhos que passam pela sua aldeia. Baseado neste princípio é que hoje assumo a presidência da mais honrada instituição cultural de uma sociedade.

Porém devo admitir que assumo este compromisso com o pensamento de que o homem jamais deve deixar de lutar para conquistar o sucesso por medo de errar, por que o fracasso pode ser o começo de uma grande vitória.

Prezados confrades e confreiras, hoje assumo este cargo de presidente da mais elevada entidade cultural deste município, com o propósito de dar continuidade ao trabalho que pretendia fazer o nosso eis-Presidente Amaro Pedrosa, que, infelizmente não teve muito êxito na sua gestão, por falta de apoio da maioria dos membros desta casa. Portanto hoje eu convoco todos os membros efetivos e correspondentes desta academia de Letras, para tomar posse dos seus direitos e deveres. Tenho plena consciência de que sozinho eu jamais terei condições de dirigir com sucesso os destinos desta entidade. Sabemos que a união é que faz a diferença. Juntos e unidos seremos imbatíveis nesta causa que abraçamos e que é de todos nós.

Não há momento mais propício para relembrarmos as sábias palavras do nosso ilustre companheiro Edmilson Sanches há três anos na posse de fundação desta Academia.

O que legaliza uma instituição é seu registro, mas o que a legitima é a qualidade de sua ação. Indo mais alem, disse ele também , que em uma Academia não basta assinar o ato de posse. – Temos que tomar posse dos nossos atos. Até hoje, depois de três anos de fundação desta academia, muitos de seus membros ainda não tomaram posse de seus atos.

Esta diretoria não será hoje empossada apenas para assinar o ato de posse dos seus membros, nem para acatar decisões precipitadas, nem para tomar atalhos desconhecidos, mas será empossada para, tomar posse dos seus atos e acatar soluções viáveis de todos os companheiros, desde que, venham resolver em menos tempo, todos os problemas administrativos e culturais da nossa Academia.

Quero nesta data solene em que a Academia Açailandense de Letras está vivendo este doloroso momento de luto, convocar todos os membros efetivos e correspondentes desta casa para assumir com muito afinco, com muito amor e dedicação esta nobre causa que não é só da diretoria eleita, mas de todos os membros.

Ao fazermos uma avaliação deste ano de trabalho da diretoria da A.A.l., constatamos que, nós cometemos alguns erros. Erros que não vamos permitir que aconteça nesta nova administração: Fomos muito complacentes e tolerantes com vários membros que não estão cumprindo o estatuto desta casa. Da forma que estávamos conduzindo os trabalhos da Academia jamais ela terá um excelente respaldo social e cultural diante da sociedade. Sabemos da grande dificuldade financeira que sempre enfrentamos para realizar os nossos eventos administrativos e culturais. Portanto esperamos contar com a compreensão de todos vocês para o cumprimento do estatuto que rege os nossos trabalhos. Diante de tantos problemas que estamos enfrentando, eu ainda tenho a audácia de dizer que hoje nós podemos sentir honrados, mesmo sabendo que não fizemos tudo que poderia ter sido feito, mas, por que temos certeza de que a Academia Açailandense de Letras, dentro do possível, prestou um relevante trabalho cultural, social e educativo, a juventude estudantil de Açailândia.

Quero parabenizar todos os jovens da Academia mirim de Letras e disponibilizar todo o nosso apoio, para que esta sementinha, hoje plantada na mente de cada um de vocês, possam germinar e dar muitos frutos. Peço a cada um de vocês, que nunca se esqueça, que o saber não ocupa lugar e que o conhecimento e o trabalho é o caminho mais curto para alcançar o sucesso.

Para finalizar, jamais poderia eu me esquecer de desejar em nome da Academia Açailandense de Letras as nossas solidariedades aos familiares do nosso saudoso e querido eis-presidente Amaro Pedrosa, que, com o seu jeito simples, humilde e extrovertido, de fazer poesias, soube como ninguém, conquistar a simpatia e a admiração de todos os membros desta casa. Sentimos muito a sua falta. Hoje mesmo sua cadeira será substituída, mas suas obras serão imortais e, com certeza, serão lembradas por todos que um dia passarem por esta casa.

Sabemos que estamos assumindo esta presidência com a certeza de que não vamos fazer tudo que precisa ser feito, mas com o apoio e a ajuda de todos, vamos trabalhar para fazermos pelo menos o que puder ser feito.

Por que para um bom trabalho existe sempre uma grande força que vem de Deus. E esta nós estamos contando com ela todos os dias.

Muito Obrigado.

goiano
Enviado por goiano em 22/05/2009
Código do texto: T1609124