A enfermagem

Discurso a ser proferido no dia da formatura dos Téc. em Enfermagem do Centro Paula Souza, ETEC Prof° Dr° José Dagnoni.

A enfermagem

Senhoras e senhores, nesse dia estamos aqui reunidos para finalizarmos o que começamos há dois anos atrás. Fomos ensinados a cuidar, faremos isso porque aprendemos e principalmente porque dentro de nós se encontra a grande satisfação em proporcionar o bem.

Nós convivemos com pessoas, recebemos-as, e ouvímo-as, e se for possível concordamos, se não o for compreendemos. Oferecemos dieta, e se for o caso alimentamos, mas não é simples assim; Pra traz: tem o prato com saldáveis composições, que visa a melhora clínica; Pra frente... Analisamos o interesse por alimentar-se, A capacidade de fazê-lo, de levar a colher a boca, sua mastigação.

Mais que isso, é uma reação em cadeia: mastigação-digestão- absorção e metabolismo...

Quando perguntamos se o paciente está bem; na verdade observamos sua capaciade de comunicação bem como de exercitar os músculos da fala. Olhamos nos olhos para enxergar-mos a tristeza, ansiedade, e a dor que muitas vezes é calada.

Estimulamos o paciente a andar, Avaliamos a capacidade de permanecer em pé de equilibrar-se, suportar seu próprio peso, assim provocamos aumento da circulação, exercício muscular, movimento intestinal, aumentando sua auto-estima.

Não conversamos com uma pessoa taxada de surtada só por ser nosso trabalho, nós desenvolvemos um relacionamento humano-afetivo, confiança.

Não só falamos orientações, mas sim: Mostramos o caminho para se viver bem, de bem e quem sabe se até viver mais!

Quando aspiramos cavidade oro-nasal alem de retirar secreções abrimos caminho para passagem de ar para os pulmões que por sua vez diminui o desconforto respiratório, esforço cardíaco, pressão arterial, dores, o organismo inteiro funciona melhor.

Ao escrevermos um simples relatório, transcrevemos sensações em palavras, e palavras em termos técnicos para não deixarmos de ser ciência.

Ainda sim; podemos não ter nosso nome escrito nos grandes livros, em quadros famosos, vencer grandes exércitos, porque estamos aqui para a partir de hoje para escrever, pintar e conquistar vida para vidas. Nós profissionais da enfermagem, ciência e arte.

Um grande agradecimento a todos...