SOBRE DOGMAS...

A questão do dogma ou dogmas é algo que não se deve debater na base do “certo ou errado”; Sendo um ponto de vista religioso deverá ser respeitado como um direito de quem nele crer.

Conforme o Aurélio, a palavra dogma, significa: "Ponto fundamental e indiscutível de doutrina religiosa e, por extensão, de qualquer doutrina ou sistema".

Por exemplo, uma pessoa não conseguiria convencer outra sobre a existência de DEUS (simplesmente) porque ela crê que DEUS existe, conforme está claramente expresso nas Sagradas Escrituras do Cristianismo.

De semelhante modo, uma pessoa não conseguiria convencer outra, sobre a não existência de DEUS (simplesmente), porque, para ela isso não faz sentido...

Um dogma não é a PALAVRA DE DEUS; Podendo ser, adotado por determinado grupo religioso, igreja, denominação... A partir de pontos específicos na Bíblia...

Por exemplo: A Santa Ceia ou Eucaristia e o Batismo - são adotados pelas igrejas cristãs, a partir do que está revelado na Bíblia. Sendo um direito das igrejas cristãs adotá-los conforme orientação na Bíblia...

Não doar sangue e guardar o sábado (saturday, no calendário ocidental); São dogmas adotados a partir de uma compreensão equivocada de textos da Bíblia.

Não devem ser motivos de debates fervorosos (uns contra e outros a favor), porque são dogmas de determinados grupos.

Tais grupos não poderão nos obrigarem a aceitar que eles estejam certos, da mesma forma que não podemos convencê-los que estão errados, muito embora seja possível entender (pela Bíblia)de que estejam equivocados.

Por exemplo:

O sábado (em Israel), de que fala o texto sagrado, é a palavra sabatt = descanso.

O sábado (no Brasil, a exemplo do mundo ocidental), é a palavra saturday = dia de saturno, um deus da mitologia... Logo, é um dogma a partir de um equívoco na interpretação de texto bíblico...

Ou seja, o essencial é refletir sobre a questão de uns crerem e de outros não crerem e, após reavaliar as próprias convicções, ter a consciência fortalecida, sobre porque se crê ou não se crê... Da forma como cremos...

Muito mal tem sido feito, em nosso meio, (simplesmente) porque pessoas querem anular a forma de alguém pensar o que pensa...

Isso é mais visível com relação a questão religiosa... Contudo, outras áreas também são afetadas por "imposições" dos mais “fortes” sobre os mais “fracos”...

Vale salientar que, a reflexão sobre as questões de nosso tempo; devem ser analisadas por nós, porque somos atores e autores da história de nossa época – nós que estamos vivos agora, somos responsáveis por construir o pensamento de nosso próprio tempo...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/04/2009
Código do texto: T1526324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.