DISCURSO DE SAUDAÇÃO AOS ACADÊMICOS DA AGLC

DISCURSO DE SAUDAÇÃO AOS ACADÊMICOS

Senhoras, senhores,

Autoridades presentes,

Nobres colegas.

Esta data, que hoje vivemos, há de ser inesquecível para esta novel instituição, um marco em nossa vida e uma nova etapa na história cultural de nossa Guaçuí.

Nossa Academia está em festa. Há uma grande alegria em nosso coração. Lutamos por sua criação e, hoje, alcançamos mais uma vitória. Entretanto ainda haverá mais louros a conquistarmos. Há, porém, alguns princípios para que nossos objetivos sejam concretizados:

Primeiramente, teremos de contar com a contribuição de todos. Cada um poderá contribuir, dando um pouco de si mesmo, para eliminar o descaso com as letras e as artes no nosso município e no Brasil.

Teremos, também, de sacrificar horas de sono, descanso e prazeres para um bem maior em nome de futuras gerações, cujas palavras de agradecimento talvez nunca ouçamos, mas sentiremos em nossa vida o senso do dever cumprido.

Haveremos de ter amor uns para com os outros. Teremos de vencer as diferenças que existem entre nós, ser unânimes em amar a cultura de nossa cidade e construir a trajetória daqueles que virão depois de nós.

Haveremos de ser singulares. Ser singular significa fazer a diferença; jamais poderemos seguir a maioria.

Com humildade, deveremos rever nossos propósitos e nos questionarmos sobre como servir melhor nossa comunidade.

Cada um de nós temos talentos e habilidades, os quais, somados, farão de nós uma entidade de valor, digna de nossa sociedade.

Conclamo os meus colegas a ter responsabilidades com esta Academia de Letras e Cultura. Ao tomarem posse nela neste dia, passarão a ter o dever de lutar por uma herança a ser deixada a nossos filhos e netos, que é nossa língua mater. Deveremos lembrá-los dos grandes homens e mulheres que fizeram a História de nossa gente. Somos, sim, Guardiões da Memória do povo de Guaçuí e não vamos desistir. Corrigiremos nossos erros do passado – quando deixamos de fazer algo em favor das artes e letras – em oportunidades presentes, onde haveremos de beneficiar outros.

Ciente da nossa responsabilidade de sermos um farol, nesta hora convoca a todos que aqui tomaram posse em suas respectivas cadeiras para que se identifiquem, se envolvam e se esforcem para com humildade brilharem. Porque, “mesmo a mais pequena estrela brilha na escuridão”.O farol não brilha para si mesmo ,mas brilha para guiar e orientar a outros.Enquanto estivermos com este pensamento,temos certeza que os nossos caminhos Deus abrirá.

Portanto, todos os que aqui estão são testemunhas do compromisso feito por vocês, com as letras, as artes e com a cultura do nosso Município.

HELIANA MARA SOARES

Presidenta