"Escrever de ouvido" (?)

Cada vez que leio críticas sobre música, principalmente sobre as sinfonias de Beethoven, me pergunto: Onde estão as obras desses proeminentes “famosos"? Proeminentes medíocres por não saber o que eles mesmos falam em relação à música; e, muito menos sua diversidade, tanto harmônica, quanto melódica. Antes de mais nada, esses mesmos críticos, deveriam no mínimo, saber o que significa Música.

Certa vez um proeminente “maestro” aqui em São Paulo, falou para um pequeno grupo de alunos: “Esse compositor Paulo Costa deve escrever tudo de ouvido;(?) onde será que ele vai buscar tanta melodia?... No mínimo, está copiando de alguém!”(?) (sic).

Os críticos por sua vez, são orientados pelos demais maus músicos que ficam tagarelando sobre fatos que desconhecem. Por “detrás” das notas musicais, existe um estado de espírito, onde esse é intocável! O meu amigo e também contrabaixista Cláudio Bertrami, disse: “Paulo, você não é um compositor; você é um mágico... Me ensine como escrever música colocando o lápis no ouvido. he, he, he...”.

– "Bem legal! Composições CHICK COREANOS. Parabéns, continue escrevendo e boa sorte! abs! Tomati. www.tomati.com.br

Tô na Area! Brasil!"

É, Cláudio... De certa forma, uso o ouvido para escrever música; até porque, não sou “surdo”! rss

Disseram-me que escrevo música complicada, e, de propósito. Um jovem saxofonista, estudando uma de minhas peças disse-me: “Música, cheia de compassos sincopados e contratempo o tempo todo; que é isso?... Isso foi escrito de propósito, para que muitos músicos não consigam tocar as suas obras – só os virtuosos!”. (sic).

Engana-se, meu caro jovem; não estou fazendo arranjo, e sim, composição! Na verdade, escrevo o que ouço em minha mente, simplesmente as coloco no papel aquilo que estou ouvindo e sentindo no momento; não, que não saiba fazer diferente... Mas, se ouso escrever assim e, para mim está perfeito... Como disse Mozart: "Para quê mexer no que já é belo". Quem me dera ter esse poder de escrever tudo aquilo que quisesse e imaginasse. Talvez, o problema não esteja na música que você está tentando executar, mas, em você mesmo! Música é uma questão de estágio, ordem e disciplina. Se muitos músicos não conseguirem executar (...) "Paciência"!

Paulo Costa

"O músico que não improvisa, é um músico improvisado."

(Hermeto Pascoal)

Pacco
Enviado por Pacco em 05/03/2009
Reeditado em 07/10/2011
Código do texto: T1470919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.