NESTA BREVE PASSAGEM

Cheguei com o entusiasmo de um menino e saio com a euforia de um adolescente, porque sei que construí mais um elo de amizades, além de ter contribuído para que a demanda de serviço não fosse um fardo pesado para todos aqui nesta Assessoria.

Infelizmente os caminhos que nos foram reservados pelo nosso Criador não nos permite mais trilharmos de um convívio diário e isso para mim não é uma despedida, mas sim um meio para que reiniciemos novas conquistas e novos amanhãs.

Ao Des. Gilberto que vai para o descanso (trabalhista) merecido, depois de tanta luta e de tantos serviços prestados ao Poder Judiciário, desejo que alcance sucesso nas suas novas aspirações e que continue a trilhar por esse caminho austero e humilde que sempre desenvolveu como julgador, para que depois do dever cumprido, possa sentar-se numa varanda ou espreguiçar-se sob uma rede e aí olhar para o Céu e agradecer por ter deixado tantos exemplos de um bom magistrado. E nós, servidores e assessores, que o vimos caminhar com essa postura de homem sério e dedicado ao poder judicante, só podemos externar todo nosso agradecimento e nossa alegria de vê-lo alçar novos horizontes. Temos certeza de que na sua aposentadoria (no auge da sua inteligência e da sua robustez como homem ativo), continuará a semear seus ensinamentos sobre a importância da ética e do respeito ao semelhante.

Assim, desejo que o Des. Gilberto - a partir do momento da sua aposentadoria – não se sinta um homem amargurado, mas sim alguém que vai começar uma viagem de férias para que possa – com alegria – desfrutar da sua liberdade das togas, como alguém que tem consciência do dever cumprido e como alguém que deixa saudades, porque apesar de toda a sua firmeza como julgador, temos certeza que nunca deixou de atender ao direito e às leis, enquanto foi julgador.

Quanto aos demais colegas desta assessoria, só posso dizer que até o ano de 2013 estarei frequentando os corredores desta Corte e abrindo a porta de uma assessoria no início da manhã de cada dia, para continuar dando minha contribuição como humilde servidor do Poder Judiciário. Enquanto aqui estiver e enquanto Deus me manter com saúde e com vida, estarei sempre à disposição dos colegas sempre que de mim precisarem, pode ser para uma conversa informal, para uma troca de idéias, para consultas diversas, porque todos vocês já passaram a frequentar o rol de pessoas a quem tenho consideração.

Obrigado a todos que me suportaram neste breve lapso de tempo, sobre o qual costumo brincar com os meus ex-colegas da Vice-Presidência, de que foi um tempo de licença gestante (cerca de quatro meses), embora esse período já tenha sido alterado pela lei trabalhista.

Rogo que todos vocês encontrem – dentro das suas aspirações pessoais – um outro local de trabalho tão rico em conteúdo como foi e ainda está sendo esta assessoria. Espero que cada um consiga encontrar um posto digno da competência que vocês têm de sobra.

Posto isso, termino esta homenagem com um pensamento do grandioso Dalai Lama (monge tibetano): “A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros. Se a sua motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si. Você pode desenvolver essa atitude correta para com seus semelhantes baseando-se na bondade, no amor, no respeito e sobretudo na clara singularidade de cada ser humano”.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 13/02/2009
Código do texto: T1436918