PROJETO XADREZ E FRENTE DE TRABALHO - CÂMARA SERRA NEGRA

Saudações aos vereadores, munícipes, familiares, autoridades, imprensa...

Senhor Presidente,

Primeiramente, cumpre o dever do meu sincero agradecimento as 150 pessoas que possibilitaram e credenciaram minha participação nessa Tribuna Livre, em especial meus agradecimentos a minha mãe, grande companheira nesse ideal.

Há dois anos estive participando de um Debate que foi realizado nessa Casa de Leis sobre o tema Drogas. Naquele momento toda a sociedade serrana e diversos órgãos institucionais procuravam medidas que fossem de grande valia para buscar o combate as drogas, evitando assim que nossas crianças e jovens pudessem cair nesse mundo sem volta. Minha participação naquele dia foi no sentido de que precisávamos investir em atividades de cunho cultural dando as crianças e jovens uma causa a que dedicar suas vidas.

Assim sendo, Senhor Presidente, venho hoje nessa Tribuna Livre, conclamar o nosso nobre Prefeito Municipal Dr. Paulo Scachetti, a quem o respeito como Chefe do Executivo Municipal e que sei de seu espírito de homem humano, abnegado e voltado aos anseios de nossa comunidade, a olhar para dois projetos que considero de suma importância a serem implantados em nossa Estância de Serra Negra, transformando-os em Leis Municipais.

Num primeiro momento, gostaria de expor o Projeto que tem o nome de “Programa de Ensino do Xadrez nas Escolas”.

PORQUE LEVAR O XADREZ ÀS ESCOLAS?

O XADREZ É COMPROVADAMENTE UMA EXCELENTE E VERSÁTIL FERRAMENTA PEDAGÓGICA.

Pedagogicamente, o xadrez é estimado em elevado conceito, fazendo parte do currículo escolar básico e de aprimoramento complementar em dezenas de países. Muitos projetos oficiais, conduzidos tanto por instituições estatais como privadas, indicam que o jogo estimula a atenção e favorece a concentração de modo geral. Acredita-se também que a atitude introspectiva que o xadrez gera, leva a criança a se avaliar ante tudo na vida e considerar as conseqüências de seus atos, adquirindo consciência de responsabilidade e causalidade (causa e efeito). Pode-se empregar o jogo na educação e entretenimento de deficientes físicos (surdos, paraplégicos e até cegos!!) e mentais, bem como em asilos, penitenciárias e instituições de apoio ao menor carente e abandonado.

XADREZ É UM ESPORTE IGUALITÁRIO

O Xadrez não descrimina as diferenças de sexo, idade, condição social, raça e biótipo. A atividade competitiva oficial permite que deficientes visuais, auditivos e físicos em geral participem em igualdade de condições com os não-deficientes.

XADREZ É BARATO

Podemos citar as pertinentes considerações de Garry Kasparov em sua visita a São Paulo em agosto de 2004: "Para tentar melhorar o sistema educacional você tem que olhar para os custos e o xadrez é muito barato. Não é preciso um estádio de futebol, um campo de golfe, uma rede de tênis ou uma piscina. Se você olhar para a relação investimento-retorno, o xadrez se torna a melhor opção para ajudar no desenvolvimento das crianças".

XADREZ É UMA RICA EXPERIÊNCIA COGNITIVA

Um grande número de habilidades mentais específicas (imaginação, memória, pensamento lógico, reconhecimento de padrões, visualização, etc.) e gerais (perseverança, capacidade de estudo, auto-conhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, etc.) deve ser aprimorado para propiciar algum sucesso especial ao jogador de xadrez engajado. Manejar tantos aspectos psicológicos e qualidades básicas do caráter constitui um verdadeiro projeto de "construção do indivíduo e do esportista" dentro de uma pessoa! Esse é um longo e complicado processo e que começa bem cedo na vida de qualquer um! Daí, a importância da educação e, nesse sentido, os jogos podem ser ótimas ferramentas em busca de um objetivo maior.

O pedagogo suíço Charles Partos relata que o xadrez desenvolve:

1- A Atenção e a concentração;

2- O julgamento e o planejamento;

3- A imaginação e a antecipação;

4- A memória;

5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;

6- O espírito de decisão e a coragem;

7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;

8- A criatividade;

9- A inteligência;

10- A organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras

XADREZ AMPLIA O HORIZONTE CULTURAL

Devido ao envolvimento com variadas línguas, a densa história do jogo, com relações matemáticas implícitas no movimento das peças e propriedades do tabuleiro (espaço topológico) e do recente uso da Informática e Internet para a prática, estudo técnico e divulgação do jogo, um aluno engajado vê-se induzido a alargar seus conhecimentos gerais e interessar-se por assuntos correlatos de variadas expressões culturais.

XADREZ É LIGADO AO LIVRO

A evolução técnica e histórica do jogo de xadrez (e do conhecimento em geral) foi preservada de modo marcante, desde épocas muito remotas, através do Livro e este processo tornou-se especialmente acentuado com a invenção da moderna tipografia de Guttemberg, no século XV. Tal processo acabou resultando na popularização progressiva do livro e do jogo! A melhoria do desempenho técnico de um jogador depende, portanto, de renovados estudos de textos referenciais.

XADREZ É SOCIALIZANTE E ECUMÊNICO

Como um fator herdado de sua longa e densa história, da contribuição coletiva gerada em vários períodos, países e civilizações diferentes, e, da condição agregadora do jogo, refletida na organização básica do Clube de Xadrez, há uma grande tendência do jogo gerar socialização, notadamente entre os mais jovens. Até mesmo o jargão técnico do jogo (por exemplo: "en passant" do francês, "zugzwang" do alemão, "fianchetto", do italiano, "pat" do inglês, "Shah-matt" = Xeque Mate, derivado do persa antigo) indica sua passagem histórica e a contribuição dos praticantes das mais diversas nacionalidades, evidenciando o caráter ecumênico do jogo e seu poder de integração social. É pertinente registrar que a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) cujo lema, "Gens uma sumus"( somos uma única família), reflete este espírito, congrega atualmente mais de 160 países filiados e realiza a Olimpíada da modalidade com a presença de mais de 140 países, a cada dois anos!

A cidade de Carazinho - Estado do Rio Grande do Sul – 2004 é um dos exemplos de que este projeto é viável e dá certo:

Nas escolas municipais e particulares de Carazinho o projeto que iniciou em 1998 atendendo 23 alunos, contava em 2004 com mais de 350 alunos diretamente ligados com a oficina de xadrez; outros tantos estão praticando o esporte depois de aprender com os próprios colegas, gerando um fator de disseminação.

Em 6 anos foi ensinado xadrez para mais de 2000 crianças, e pelos relatos de diretores e professores das escolas, que afirmam notar as modificações comportamentais positivas dos alunos, percebe-se que os objetivos propostos no projeto estão sendo alcançados. Tem-se a certeza de que a continuação e ampliação do projeto para todas as escolas municipais, particulares e estaduais trará ainda muito benefício para os alunos. Carazinho já está sendo reconhecida nesta área em nível estadual e nacional.

Reportagem no Jornal Nacional em 18/05/2007:

TORNEIOS DE XADREZ ESTIMULAM A

INTELIGÊNCIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS

Escolas públicas e particulares estão descobrindo que o esporte provoca mudanças positivas no comportamento dos alunos, dentro e fora de sala.

Um torneio reuniu mais de 2 mil competidores, em São Paulo. Estudantes que têm uma capacidade imensa de concentração e muita disciplina.

Um olho no tabuleiro. Outro, no adversário. Quanta dúvida. Com o cronômetro, pior ainda.

Pra esquerda, não. Pra trás, não. É difícil achar a jogada certa.

"Eu estava muito nervosa por causa do relógio. Aí a gente vai com muita pressa, nem dá pra pensar direito", diz a estudante Érica França, de 13 anos.

Mas o jogador de xadrez tem que pensar direito. E precisa até de preparo físico.

"Uma partida de cinco horas de xadrez equivale a uma luta de boxe de quatorze assaltos", afirma Estevão Tavares Neto, árbitro internacional de xadrez.

Um esporte em que o cumprimento entre os adversários é tradição, não pode faltar. Isso só podia dar em boa educação. É o que escolas públicas e particulares estão descobrindo.

Um festival reúne estudantes de sete a 18 anos. Quem convive com eles percebe as mudanças que o xadrez provoca.

"Ele respeita o colega. Ele usa a cadeira e devolve no lugar. O chão não precisa mais ser varrido”, comemora Rosália Aparecida de Oliveira, diretora de escola.

O garoto com carinha de santo nem sempre foi assim. "Eu ficava correndo na sala atrás dos meus amigos, falava muito e não prestava muita atenção na aula”, diz Ângelo d´Orácio, de 13 anos.

Mas depois do xadrez: “minhas notas são tudo ‘parabéns’. Não tem mais nota ruim, tudo melhorou muito”, afirma o aluno.

"Quando a criança adquire a concentração, o raciocínio, a atenção, tudo faz com que ele possa produzir mais. Foi isso que aconteceu com o Ângelo”, diz a ex-professora do jovem, Vilma de Souza.

O xadrez exige do jogador estratégia, disciplina e inteligência. Os alunos melhoram em matemática, português, ciências, e aprendem a gostar do esporte.

O Projeto de Lei encontra-se em minhas mãos, que ao final de minha participação fornecerei cópias aos nobres vereadores, mas adianto o objetivo deste Projeto de Lei é Criação do Programa Municipal de Ensino do Xadrez - PEX, vinculado a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes, a ser aplicado em toda a rede municipal, estadual e particular de ensino de Serra Negra.

O Programa Municipal de Ensino do Xadrez - PEX deve se constituir de ações do Poder Público para alcançar os objetivos:

I - Proporcionar às crianças e jovens o ensino do Xadrez e estimular sua prática;

II - Divulgar todos os benefícios que a prática do Xadrez traz para o desenvolvimento das habilidades mentais de seus praticantes;

III - Integrar o Programa Municipal de prática do Xadrez aos programas Estaduais e Federais, inclusive no campo esportivo.

No bojo do Projeto ainda sugiro a Criação do dia 23 de janeiro como o Dia Municipal do Xadrez e Ensino do Xadrez no Município de Serra Negra, em homenagem a data de nascimento do grande campeão de xadrez do Brasil, Henrique Costa Mecking, conhecido como Mequinho.

Enfim, eis nesses breves apontamentos de modo sucinto e direto os méritos do xadrez para ser incluído como atividade regular nas escolas, e em especial, nas públicas. O Objetivo principal foi destacar algumas qualidades do jogo, tanto em sua prática quanto seu estudo, que trazem benefícios amplos para a formação do jovem estudante e futuro cidadão. Por isso, destaquei o uso do livro, o caráter ecumênico da contribuição técnica e normativa do jogo, sua condição igualitária e as relações culturais diversas correlacionadas. Estimo que um tal conjunto de fatores estimula o reconhecimento da aprendizagem compartilhada, desestimula o egoísmo individual e coletivo e o mero aspecto de afirmação pela vitória a qualquer custo, incentivando o respeito pela diversidade e pelas diferenças de abordagem e ainda levando à auto-reflexão.

Senhor Presidente,

Desemprego, famílias em situação caóticas, o jovem sem oportunidade. Isso é um problema sério de nossa nação.

O segundo projeto que sugiro ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal é a Criação do Programa de Capacitação para o Trabalho denominado “Capacitação e Cidadania”, mas conhecido como Frente de Trabalho.

Programa que visa proporcionar capacitação profissional, ocupação e renda para munícipes de todas as idades, integrantes da parte da população desempregada e que sejam residentes e domiciliados no Município da Estância Hidromineral de Serra Negra.

Consiste na concessão de Bolsa Auxílio, no valor mensal de um salário mínimo, no fornecimento de cesta básica, seguro de vida e acidentes pessoais, assistência médica na rede de saúde pública do município e na capacitação profissional e/ou alfabetização dos participantes, mediante atividades didático pedagógicas teóricas e práticas, promovidas pelo Município.

Para tanto o artigo 3º elenca que as condições para o alistamento do participante no Programa, mediante seleção simples, serão definidas em regulamento, observados os seguintes requisitos:

I - Estar em situação de desemprego igual ou superior a 1 (um) ano, devidamente comprovada, e desde que não seja beneficiário de seguro desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, e cuja renda mensal do grupo familiar seja igual ou inferior a R$ 90,00 (noventa reais) per capita;

II - Ser, comprovadamente, residente e domiciliado, no município da Estância Hidromineral de Serra Negra;

Assim sendo, este Programa é um exemplo de sucesso na vizinha cidade de Lindóia e tantas outras, mas o comentário de uma Senhora que trabalha na Frente de Trabalho em São Paulo, cujo desabafo me emocionou e passo a expor:

Por favor gostaria de merecer um pouco de sua atenção, quem lhe escreve é uma das participantes da frente de trabalho.

Antes de vocês criarem esta frente de trabalho, eu estava desempregada e quando vocês a criaram, ela foi a solução dos meus problemas, agora posso comprar o que eu preciso, não tudo, mas o importante.

Fiquei muito feliz quando vi meu nome na lista dos selecionados. Sou arrimo de família, tenho 5 filhos e sou separada. Vivo da ajuda de familiares, mas agora que trabalho pela frente aliviou um pouco a barra. Há dez anos que enfrento os obstáculos da vida, pois meu marido se encontra em uma cadeira de rodas devido a um tiro que levou na coluna. Portanto ele não pode dar pensão alimentícia para as crianças.

Na minha casa eu não tenho nem uma cama para dormir. Eu durmo no chão, moro no barraco que nem comento tem no chão.

Estou muito contente porque antes eu e meus filhos passávamos muita necessidade, mas depois que comecei a trabalhar na frente nunca mais faltou comida e nem material escolar para meus filhos.

Eu trabalho no posto da V.A., Zona Leste, e sinto que os meus serviços são bem vistos e bem vindos aqui. Sinto também que sou importante aqui, pois a limpeza que fazemos todos gostam. Gosto muito do que faço, adoro dividir a minha alegria com as minhas colegas de trabalho. Além do mais estou fazendo curso de cabeleireira, estou adorando a oportunidade, pois não tive condições de comprar o material para fazer estes cursos e agora estou fazendo o curso pela frente de trabalho e sem precisar comprar o material que nós aprendamos.

O senhor nunca me viu, não sabe quem sou eu, mas deu uma coisa que eu acho que todo ser humano quer – dignidade e cidadania. Sabe porque eu digo tudo isto? Porque eu já senti o que é chegar ao fundo do poço. Não ter esperança no amanhã, sentir-se um João ninguém. Uma pessoa a mais na multidão dos excluídos. Atualmente me sinto um ser útil à sociedade.

Trabalhei nove meses, ganhei durante este período os 150,00 e a cesta básica, também estou terminando o meu curso, foi ótimo, aprendemos muita coisa boa, além da profissão que escolhi, aprendemos aula de cidadania, saúde, meio-ambiente, globalização, etc.

Assim sendo, como disse o poeta e filósofo Sílvio Romero “O trabalho fornece o pão de cada dia, mas é a alegria que lhe dá o sabor”.

A Criação da Frente de Trabalho não somente visará à geração de empregos, mas a profissionalização de inúmeras pessoas a fim de inseri-los na sociedade que os discrimina dia a dia. Esse é o clamor de milhões de pessoas, essa é a bandeira que ostenta o meu Partido, PDT, ora aqui representado na minha pessoa, a luta pela geração de empregos, a luta pela oportunidade ao jovem, ao pai e mãe de família.

Senhor Presidente, ante o exposto, conclamo ao nosso Prefeito Municipal que acate as sugestões deste insigne munícipe serrano, e envie estes Projetos de Leis adequados a necessidade de nosso município, possibilitando que nossos jovens sejam catequizados com o ensino do Xadrez nas Escolas e diversos cidadãos de nossa Estância possam conquistar seu emprego e terem a tão sonhada dignidade que buscam no dia a dia.

Não tenho palavras para expressar tamanha emoção em estar nesse momento participando na história legislativa da Câmara Municipal, tenho não somente a honra de propor dois projetos ao Executivo Municipal, mas a certeza do dever de alguém que ama Serra Negra e tem somente o intuito de colaborar com a nossa gente, a nossa terra.

Muito Obrigado Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores. Despeço-me com a certeza do dever cumprido. E sentirei resplandecer a minha alma de alegria quando eu ver estas duas sementes plantadas no coração da nossa Serra Negra.

E encerro minha participação parafraseando dois pensamentos do inesquecível Herbert de Sousa, o Betinho:

“O jovem não é o amanhã, ele é o agora.”

“O que nos falta é a capacidade de traduzir em proposta aquilo que ilumina a nossa inteligência e mobiliza nossos corações:

a construção de um novo mundo”.

Tenho Dito!

ALEXANDRE MOREIRA
Enviado por ALEXANDRE MOREIRA em 12/02/2009
Código do texto: T1436274
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