NOSSO CONFRADE

Jesus Cristo disse um dia: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

Inicio esta minha fala neste dia tão importante para o nosso grupo com esse ensinamento que reputo de grande valia para todos os homens da terra. Quem não tem amor no coração não pode ter amizade. Assim, todos nós estamos aqui hoje porque um único sentimento impera em nossos corações que é a vontade inequívoca de alimentarmos nossa amizade, através da nossa proximidade e das nossas alegrias em comum.

Hoje, especialmente, estamos na residência de um casal igualmente especial. Fazemos uma visita “a rodo” como dizem na minha terra, ou seja, viemos todos pela primeira vez e esperamos trazer para esta casa muita energia positiva para que tanto o Valdir como a Magda possam sempre ter alegria e principalmente muita saúde para que continuem sendo essas pessoas amáveis e cordiais.

A Magda como já sabe – apesar de não a conhecermos de um convívio próximo – é uma próspera e dinâmica funcionária do Tribunal de Justiça e lá, naquele órgão de cúpula do Poder Judiciário, emprega todo o seu esforço e sua competência, cujos predicados são visualizados pela evolução de sua carreira, marcada por uma ascensão expressiva, pois foi galgando cargos na área financeira e hoje é alguém imprescindível para a direção do Tribunal de Justiça.

Não bastassem todas essas referências profissionais, podemos dizer que é aquela pessoa que podemos considerar presente no rol da bondade e da simpatia, porque em nenhum momento é capaz de negar um cumprimento ou um aceno de cortesia.

Magda - em nome de nosso grupo - agradecemos pela receptação em sua morada.

O Valdir é aquele homem singular e que logo de cara demonstra a qualquer um que não o conhece, como uma pessoa de grande atributo pessoal, incapaz de magoar alguém ou de deixar caído alguém que precise de sua mão para levantar. Para expressar minha admiração pessoal e também para exprimir o pensamento de nosso grupo, utilizo-me de um pensamento de um grande pensador do passado o glorioso Dalai Lama, monge tibetano, que diz: "A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros. Se a sua motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si. Você pode desenvolver essa atitude correta para com seus semelhantes baseando-se na bondade, no amor, no respeito e, sobretudo na clara singularidade de cada ser humano."

Buscando em minhas coletâneas de pensamentos achei que estes dizeres acima referidos, exprimem com muita propriedade a figura singular e importante que o Valdir se transformou em nosso grupo no passar dos tempos. O Valdir não foi para nós apenas aquele jogador versátil e ligeirinho que até hoje (depois de veterano) ainda goza de uma prodigiosa energia para conduzir a “gorduchinha” (nas palavras do glorioso Osmar Santos) e de forma dinâmica encaminhá-la para os fundos das redes. O Valdir é mais do que isso, pois, sempre foi um ombro amigo, um conselheiro exemplar, através de atitudes que só trazem bons exemplos. Aliás, ele sempre foi o único que algumas vezes faltava no domingo e ninguém o contestava, porque sabíamos que estava num bairro carente oferecendo “sopão” para os necessitados.

Carlos Drummond de Andrade Poeta Brasileiro, 1902-1987, disse sabiamente em um de seus dias de inspiração: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca.” Assim, creio que o exemplo que nos é repassado pelo nosso estimável companheiro Valdir só pode refletir como um alerta para todos nós de que devemos amar incondicionalmente as pessoas, servindo-as sempre que precisarem de nós. Esse atributo é exclusivo do Valdir e só temos que aplaudi-lo por não termos esse privilégio de distribuir o pão.

Queremos enfatizar, prezado amigo, que muito sentimos a sua ausência naqueles momentos de dificuldade que você passou longe de sua família. Sabíamos que era uma questão de tempo e você com sua perseverança e com sua galhardia de incansável batalhador, iria sair dessa enrascada e voltar para o seio de sua família e logo, logo, poderia pisar novamente nosso glorioso gramado do Sindijus com suas intrépidas jogadas. Não deu outra, apegou-se aos livros e aos estudos e mais uma vez respeitamos a sua ausência, porque sabíamos que a sua batalha era muito maior do qualquer outro objetivo menos importante. Sua empreitada está expressa na palavra do nosso glorioso corredor de Fórmula 01 o inesquecível Ayrton Senna que soube descrever como ninguém, o que significa uma ousadia e uma busca pelo sucesso. Disse ele num certo tempo de sua estada carnal: "Se você quer ter sucesso na vida, tem que ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Assim, queremos que você saiba Valdir que és para nós o melhor corredor de Fórmula 01 de nosso grupo e, que, dentro dos valores metafóricos, sempre foi o melhor velocista entre nós e o mais batalhador para superar um momento negro de sua vida profissional.

E já que estou inspirado com as citações, aproveito este momento de homenagens para trazer para todos nós uma citação de Confúcio mestre, filósofo e teórico político chinês, 551 a.C.-479 a.C. que disse uma frase que vale para todos os tempos e todos os homens da terra: "Há homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido..." Faço esta menção parque digna de reflexão neste momento de saudações, já que nós – como seres – precisamos estar atentos aos bons exemplos de conduta, como é o caso do Valdir, para construirmos à nossa volta um mundo igualitário de tal forma que nossas pretensões não sejam demasiadamente fortes a ponto de derrubar alguém ao nosso lado, para alcançarmos nossos objetivos.

Assim, concluo esta minha saudação agradecendo a todos pela escuta e enfatizando em nome do grupo a nossa satisfação estarmos visitando um casal tão prendado e tão cheio de exemplos.

Obrigado Magda e Valdir...

Machadinho
Enviado por Machadinho em 26/01/2009
Código do texto: T1405267