COMO É DOCE SOFRER POR AMOR
Como é bom sofrer de amor... o que, não achas? Claro que não, porque obviamente o sofrimento nunca é bom, seja ele de amor, ou do que quer que seja!! Ainda mais sofrer de amor! Se é que alguém sofre de amor... eu mesmo já sofri, e talvez ainda sofra, de amor. Eu não explico, simplesmente amo uma pessoa, e minha vida tem sido amar a quem muitas vezes sequer me nota! Apenas uma pessoa que amei me notou, mas é incrível, achou que eu podia amar por mim e por ela. Sofri inutilmente por alguém que só queria que eu lhe desse amor, sem dar amor em troca.
Aliás, acho que a condição em que a pessoa sofre de amor, não é exatamente sofrer pelo sentimento de amar a alguém, mas sim pela falta de correspondência desse amor. Quanto mais se ama a outra pessoa, mais se quer ser correspondido. Tu devotas carinho e admiração a uma pessoa que não devota muito do seu tempo a ti, mesmo sendo conhecida, mesmo vocês conversando frequentemente, mesmo que essa pessoa goste de ti! Ela gosta, mas não da mesma forma, e nem na mesma intensidade que tu. O natural, portanto, é ressentir-se disso! Tudo o que devotas a outra pessoa, queres de volta, só que essa pessoa, ou não quer, ou não está preparada para corresponder ao que lhe é devotado, não está sequer preparada para lidar com o amor que lhe é devotado!
Quando se está num momento de forte carência afetiva, a pessoa sente ainda mais a necessidade de receber de volta o carinho, o afeto, tudo o mais que devota a outras pessoas. Todos precisamos de afeto, em alguns momentos da vida mais, em outros menos. Portanto, assim como há os que sofrem por amarem e não serem correspondidos, há também os que sofrem por serem amados, pois não sentem da mesma forma, e não conseguem corresponder ao afeto e carinho que lhe são devotados!
Então há um certo círculo vicioso; amamos, devotamos carinho a pessoas que não querem nosso amor, querem o amor de uma terceira pessoa, a quem devotam seu afeto e seu amor. E conosco é da mesma forma, não queremos o amor que nos é devotado, várias vezes, porque gostaríamos que esse amor viesse de volta de outra pessoa, não daquela que nos demonstra maior carinho, maior afeto! O ideal é que cada um devotasse amor apenas a quem o ama, infelizmente a vida não é assim. Temos que aprender a conviver com isso, ou então nossas carências afetivas, a falta de correspondência da parte de quem gostamos, talvez mais do que deveríamos, acabam nos destruindo, por dentro, e depois por fora.