Venha o Teu Reino
Somos chamados para estabelecer um Reino. Na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus disse: “Venha a nós o Teu Reino”! E uma vez que somos denominados cristãos (pequenos Cristos), espera-se que oremos e ajamos como o próprio Cristo.
Mas como podemos de uma maneira prática trazer esse Reino à terra?
Em primeiro lugar, é necessário que busquemos um padrão de vida semelhante ao de Cristo. Ele mesmo dizia que só fazia aquilo que via o Pai fazer. Talvez isto explique porque vivemos tão confusos a respeito de nossa função como sacerdotes e com tanta facilidade nos entregamos ao ativismo na esperança de produzir algo para o Reino. E logo em seguida paramos frustrados e desmotivados porque nossa obras desprovidas de inspiração não surtem efeito.
É verdade que nossas intenções são até certo ponto boas, mas o Reino de Deus não se estabelece com boas intenções apenas, mas com atitudes de justiça, com atitudes corretas. Mas como, saber com exatidão o que é correto? Seguindo o exemplo de Jesus, fazendo apenas aquilo que virmos o Pai fazer.
Mas este seja talvez o nosso maior inimigo. Ver, ouvir, esperar; desenvolver com o Pai uma linha de comunicação onde possamos enxergar o que Ele está fazendo. Via de regra, as nossas orações são basicamente assim: “Senhor, mostra-me a tua vontade para a MINHA vida”! E esta não é de todo uma oração ruim, afinal de contas é natural que pessoas que amam a Deus queiram conhecer a vontade dele para as suas vidas. Mas ao orarmos assim dessa maneira simplista, nos esquecemos de um pequeno mas importante detalhe: O projeto e o Reino de Deus não tem em vista as nossas vidas individuais e os nossos projetos pessoais apenas, mas a vontade dele para o Universo como um todo.
Quando a bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna, a palavra original traduzida como “mundo” significa “cosmos, universo”, ou seja, Deus não deu o seu filho apenas para que o “mundo pessoas” fossem salvas e tivessem uma passagem no “trem que vai para o céu” , mas Deus amou toda a criação, Deus olhou para tudo o que Ele havia criado e que estava agora sujeito à escravidão por causa do pecado e amou, e decidiu-se a restaurar a sua obra.
Portanto, devemos começar ampliando a nossa visão, olhando o mundo não mais da perspectiva do nosso mundinho ao qual estamos acostumados, mas olhando de uma perspectiva mais ampla, a perspectiva do próprio Deus. E então voltamos novamente ao ponto inicial: não podemos fazer nada sem antes estabelecermos com o Pai uma linha de comunicação eficiente.
Não é possível fazer plenamente a vontade de uma pessoa sem conhecer essa vontade. E a única forma de se conhecer a vontade de Deus é relacionando-se com Ele. Mas, a própria bíblia é quem diz que não sabemos orar. Porém essa mesma bíblia nos diz que o Espírito intercede por nós e nos ajuda nas nossas fraquezas.
Como se estabelecer um relacionamento com Deus a ponto de sabermos exatamente qual a sua vontade e quais os seus planos? Não existe uma receita de bolo ou uma fórmula pré-estabelecida. É preciso buscar, tentar, correr o risco de errar e ter que começar de novo, mas sabendo sempre que antes de querermos conhecê-lo, Ele deseja se tornar conhecido por nós. Que Ele é o Deus que diz que o buscaríamos e que o encontraríamos quando o buscássemos de todo o coração.
Estabelecer o Reino de Deus passa antes por fazer a lição de casa. Por buscar o Senhor com todo o nosso coração. Existe uma regra, uma maneira mais eficiente? Não creio; o que sabemos com certeza é que se buscarmos, nós encontraremos. Com ou sem musica, com dança, com tambores, com gritos, dando piruetas, plantando bananeira ou até mesmo em silêncio. Mas permitindo que o nosso interior seja transformado e alinhado com a vontade dele para o universo. Dessa forma, pouco a pouco compreenderemos a vontade dele, e as nossas orações terão tanto valor quanto teriam as do próprio Cristo, pois então teremos sido transformados de glória em glória a imagem e semelhança dele.
Quando isso acontecer, o nosso dia-a-dia, sem a necessidade de palavras será uma oração que diz: “Venha a nós o Teu Reino, e seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no céu”.