O QUE É SER CAMPEÃO?
Prezados atletas...
Galera presente...
Ser campeão não é simplesmente ter o mérito de ganhar um troféu ou de festejar a laboriosa vitória. Ser campeão no nosso futebol – antes de tudo – é ter uma história; é construir momentos de alegria; é esgotar o estresse do dia-a-dia; é deixar de ser tolo ante as razões da vida; é ser voto vencido no nosso glorioso Conselho, mas admitindo a importância dos votos vencedores.
Não pretendo falar de futebol profissional (nem da conquista recente do futebol “formiguinha” do São Paulo Futebol clube), pois quero enfatizar o nosso futebol lazer; o futebol da nossa gente; o futebol de todos nós; quero falar daquele futebol que embriaga, daquele futebol que emociona e que nos leva ao delírio em função de uma simples jogada (de Pelé) ou até aquela jogada (do “perna-de-pau” que traz o riso). Mas não paro por aí... Acho que a nossa paixão não é só quanto ao tipo de jogada, porque o importante é sermos parte desse jogo; é sermos elementos de todos os lances. Por isso busco inspiração em nosso amadorismo; lembro os jogos sem compromissos; aqueles que usamos como desculpa para sentarmos sob uma mesinha depois do esforço físico, de preferência bem perto do bar e ali falarmos de nossas proezas. Aí sim - com a boca seca e com o nariz encharcado do sal de nossos poros – experimentamos o primeiro gole como se fosse o primeiro de nossas vidas.
Hoje somos a platéia, mas também somos os artistas. Estamos sob o nosso palco. Estamos dentro de uma casa humilde; mas dinâmica; que é simples, mas bela e acolhedora; que não tem profissionalismo, mas reúne responsabilidade; que é alegre e descontraída, mas séria dentro das quatro linhas; que é um misto de pessoas, mas única como família de sócios, dependentes e convidados; que talvez seja alheia à mídia, mas tem suas arquibancadas cheias; que talvez seja anônima, mas conhecida em todos os lugares que passamos; que reúne jogadas polêmicas, mas salvas pelo regulamento; que também é festiva e enlevada pelo mundo mágico das torcidas que inflamadas xingam os homens do apito (num misto de coerência e revolta). Esse é o nosso espetáculo e o nosso show que encanta pela simplicidade de uma presença que supera nossas expectativas. É o show de artistas anônimos que são estrelas produzindo a luz da vida.
Mas, 0 espetáculo continua...A partida segue...Vem o gol, vem a felicidade trazendo a alegria para uns e tristeza para outros. A partida chega ao fim; vencido e vencedor se preparam para o momento derradeiro: Vem o gole, vem o suspiro... E tudo acaba novamente num bar!!!
Saiu mais um campeão. Mais uma fotografia irá figurar naquela parede mágica do clube. Ali observamos nossas alegrias. Constatamos o quanto vamos ficando esmiuçado em nossa concepção de beleza. Antes sem barriga e hoje com a preponderância abdominal. Ontem com energia de garotos, hoje só com o discurso da experiência. Mas, nossa história não será interrompida com a nossa velhice, pois enquanto pudermos estaremos contemplando as etapas; primeiro o campeonato de jovens (que para muitos é passado); hoje o campeonato de Veteranos; depois o campeonato dos Masters; até chegarmos ao campeonato dos Seniors e, depois - noutros tempos - certamente estaremos produzindo outros apaixonados que por aqui irão passar e repetir essa mesma história. É o ciclo da vida e que se transforma trazendo conosco a companhia do esporte.
Acaba mais uma jornada sem igual. Um número expressivo para mim. Foram sete equipes. Foram sete rodadas no turno classificatório. Coincidência ou não, muitas camisetas n. 07 fizeram gols, menos eu, é claro, porque já passou meu tempo. Mas, estou aqui novamente fazendo outros gols; os gols da camaradagem; os gols da boa conduta; os gols da receptividade; os gols da responsabilidade de ser Diretor Esportivo. E assim vou trilhando meus dias, juntamente com meus companheiros de Diretoria e ao lado desta gloriosa galera que freqüenta nossas tardes esportivas. Nesse contexto, cito a turma do Melchior que faça chuva faça sol; lá está naquele cantinho cativo. São tardes marcadas pelos inigualáveis “cornetas” de plantão, como as inteligentes “tiradas” do nosso amigo Laerte; as ironias das jogadas; os apelidos que se perpetuam na imagem do jogador menos favorecido pela arte do futebol. Os famosos “carretos” que desfilam sob os dois pólos de nossas arquibancadas, quando um ou outro passa com as mãos cheias das famosas “loiras” geladas.
Assim, ser campeão para nós é sair da lógica. É ingressar na orla da nostalgia, quando observamos que um dia tivemos um sonho de construir uma associação grande nos idos de 1985 e 1986 e que hoje é realidade. Evidente que outras conquistas já vieram e nos trouxeram outras glórias para nossa vida de membros da Justiça Sul-Mato-Grossense. Mas foram momentos efêmeros que passaram e precisaram se renovar, porque a dinâmica dos tempos exigiu outras lutas, outras formas de agir. Aqui não! No futebol é diferente. Tudo ainda continua do mesmo jeito. Até hoje corremos atrás de uma bola n. 04, na companhia de outros 10 companheiros que nos impulsionam a chegar ao gol. E quando chegamos ao ápice, fazendo aquele golzinho esperado, nossas emoções continuam as mesmas. Nosso coração bate mais forte. Nossa garra é igualzinha, só modificada pela posição, que antes era dentro do campo e hoje em vésperas de ficar fora dele.
Atrevo-me a dizer que ser campeão é o mesmo que sexo; não gasta e não terminará nunca na face da terra. Essa sensação se renova e se refaz a cada dia que vem chegando...Se aperfeiçoa e se prolonga...Se reforça e melhora a cada dia...E tudo recomeça a cada novo alvorecer...Até que um dia vai encurtado com a prática....Se reduzindo...Mas não cessa...Recomeça com um pouco de intensidade... E o tempo vai transformando-nos em amantes do passado; em velhos experientes e cheios de estórias para contar. Assim também é o futebol; não se desgasta pelo tempo e continua a produzir emoções até os fins de nossos dias, mesmo que não estejamos dentro das quatro linhas.
Nossa história não é diferente... Todos nós somos campeões Graças a Deus! Somos campeões da vida; somos campeões da alegria; somos campeãs do empenho; somos campeões da perseverança. E assim vamos conquistando nossos títulos e mais uma fotografia estará fazendo parte do acervo lá na parede do nosso salão nobre. Viva a bola, viva o Sindijus, viva as glórias dos campeões, viva a nossa história.
Parabéns campeões da alegria...
Obrigado a todos por fazerem parte desta caminhada...
Deus nos permita alcançar outras jornadas.
E assim seremos campeões novamente...