Olá pessoal! Meu nome é ............., sou candidato a....................., pelo Partido............
Não vou demorar muito, pois sei que vocês têm os seus afazeres e tudo o que precisam saber de mim já esta escrito no santinho que está sendo distribuído por esses belos e belas jovens que estão ai no meio de vocês. Muitos que estão lançando suas candidaturas dizem que seus atos falam e depõem por eles, mas eu digo meus irmãos que quem pode depor e falar de mim é você, você e você, basta que para isso eu tenha uma historia de lutas e conquistas, e isso eu posso falar com muita propriedade, pois minha vida sempre foi pautada, não somente nas lutas, mas principalmente nas vitórias e conquistas, lá no bairro onde resido (para discurso fora do Bairro) todos me conhecem e valorizam o meu trabalho, porque é o trabalho deles também, pois eu não conquistei nada sozinho, ninguém vai a lugar algum sozinho, necessitamos de nos aliançar, de nos manter afinados, feito instrumentos musicais, mas necessitamos, antes de tudo, de um maestro para orquestrar esta sinfonia chamada política.
Todos vocês podem reparar que muitos dos “maestros” que ai estão hoje não tocam muito bem e desafinam quando da condução de suas melodias, e nós ficamos muito entristecidos pelo fato de termos pago o ingresso para assistir uma grande orquestra e ao final o que vemos são músicos desleixados que não se importam com quem esta a ouvir ou mesmo comentar sobre suas atuações, importam-se apenas com a satisfação própria.
Eu coloco-me a inteira disposição de todos, pois para mim cada um de vocês representa parte de minha família, eu posso ver em cada olhar de cada um que ai esta a nos ver e ouvir posso sentir a necessidade de mudança, cada um de vocês necessita de ter alguma coisa mudada em sua Casa, seu Bairro, na nossa Cidade, no nosso Estado, em nosso País, pois bem havemos de começar estas mudanças em nós mesmos, a primeira mudança e acreditarmos e termos fé, fé pública, fé nas pessoas, fé no amanhã, mas para isso carecemos de acreditar no hoje, no irmão, no amigo, sei que muitos já foram enganados, outros se deixaram enganar.
Mas hoje chegou o dia da evolução, do amadurecimento, o dia da conquista, o dia da confiança, o dia da vitória, chegou o dia de dizermos a estes que ai estão que não temos preço, temos valor e nos damos valor e aprova disso é que daremos a resposta nas urnas, pois sabemos somar porque unidos somos mais fortes, e nesta conta coloco meu nome a disposição para fazer parte da somatória, coloco meu nome a disposição de todos para juntos orquestrarmos esta linda sinfonia de amor à vida e respeito ao próximo. Conto com o voto de cada um de vocês, falem com seus parentes e amigos, peçam o voto deles, e vamos agregar valores para que entendam que não estamos a venda, que não somos mercadorias para sermos etiquetados e vamos comprar (resgatar) com o nosso voto a dignidade de nossa gente.