UNIÃO

Esta é a palavra.

Devemos fazer desta palavra uma bandeira de luta.

Eu ouço as pessoas dizendo umas as outras: - Meu bairro é melhor que o seu... e isso acaba por magoar as pessoas e separá-las. Pergunto a você, seu bairro está ou não inserido no mesmo contexto que o meu? Seu bairro está na mesma cidade que o meu? Veja bem, somos bairros diferentes, mas pertencemos a uma mesma cidade, uma só cidade com muitos bairros. Sigam o meu raciocínio. Numa família existe Pai, Mãe e Filhos, e se cada um recebe tratamento diferenciado, é lógico que uns serão mais bem aventurados que os outros, um vai ser doutor, outro comerciante, outro político e, outro que não recebeu o apoio devido, ficou pobre, não tem casa para morar, está numa situação ruim, as vezes está nesta situação por não ter tido ajuda dos Irmãos, pode não ter tido ajuda da Mamãe ou do Papai, ficou sem coragem de pedir ajuda. Pois é, somos assim, bairros famílias. O governo faria o papel de “Pai”, pela austeridade, a prefeitura, faria o papel de “Mãe”, pela proximidade e os bairros seriam os “Filhos”, pela quantidade; Portanto cada morador seria um Irmão. Aqui, não é diferente, como em toda família, temos alguns “Filhos” que estão sem saúde, sem a devida educação, sem conforto, sem lazer e até mesmo sem alimentação. Será que o “Pai” (leia-se governo), não o ajudou? Será que a “Mãe” (leia-se prefeitura) não está olhando por este seu “Filho”? (leia-se bairro), ou será que os irmãos (leia-se moradores) não o estão ajudando? O que devem fazer estes “Filhos” que estão carecendo de ajuda? Pedir? Estão sem coragem? Escolham um dos Irmãos para ir até ao “Papai governo” ou a “Mamãe prefeitura” e solicitar a ajuda e atenção que este “Filho” merece, escolham bem seus representantes para serem seus interlocutores, “Filhos” com os “Pais”(governo/prefeitura) e vice versa.

Este texto foi entregue a cada morador de minha comunidade às vésperas das eleições municipais de 2004, e mesmo assim ouve gente, muita gente, que chorou o voto mal dado.

Marcelino Rocha
Enviado por Marcelino Rocha em 02/11/2008
Código do texto: T1261272