O objetivo do setor de Recursos Humanos em uma organização é de estabelecer  um conjunto de processos que tornem a empresa mais competitiva. Tal meta deverá ser feita com muita transparência e confiança nas pessoas. Outro grande desafio é de estabelecer uma árvore de objetivos individuais que liguem o desempenho individual aos objetivos maiores da empresa; por isso que se exige tanta transparência que será importante para o sucesso. Além de saber delegar os objetivos estabelecidos, por meio de um sistema de delegação e acompanhamento sistemático do desempenho individual de cada colaborador.

     O RH em muitas empresas ainda tem como principal incumbência cuidar de folha de pagamento e de benefícios. E que acaba perdendo-se uma função fundamental: a de encontrar a pessoa certa para o lugar certo. A nova organização dentro do modelo mais moderno de administração de gente precisa ficar atenta as mudanças e a pensar em novas formas de criar políticas e procedimentos, para que a competitividade seja revista pelo mercado como um todo, e saber o usar o Marketing a favor do cliente interno também é uma ótima forma de se fazer um ambiente saudável e agradável, além de afirmar perante os colaboradores a real responsabilidade da organização para com seus clientes internos, como uma qualidade de vida aliada com o endomarketing.

     RH é cheio de desafios e o maior deles sem duvida alguma é a de trabalhar para uma mudança cultural. Temos que combater o pensamento de 'estudar só para a prova', ou seja, de que as pessoas só se mexem em momentos de necessidade. É preciso estabelecer que o desenvolvimento deva ser constante.

     Não se muda a cultura de uma organização do dia pra noite, é um trabalho moroso mais que precisa do total apoio da alta cúpula da pirâmide, empresas familiares são ainda mais difíceis, pois muitas das vezes os próprios gestores não conseguem acompanhar o crescimento acelerado de seu empreendimento e acabam enxergando seu império como ainda sendo aquela portinha onde ele era quem próprio atendia seus cliente, com isso o caos se instala, já que os gestores não sabem delegar poderes e concentram todo o tipo de decisão em suas próprias mãos, ficando assim impossibilitados de serem estrategistas e realmente lideres de seu negocio, nesse caso a mudança de cultural deverá ser de cima pra baixo da pirâmide, se o gestor da empresa mudar e aceitar os novos desafios culturais, todos se empenharão na mudança.

     O RH nessa hora entra como a ferramenta principal de preparação dos lideres do 2º escalão para se assumirem e se verem como lideres de verdade. O grande desafio para toda a empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte é sem duvida alguma a necessidade de dá um upgrade no clima organizacional quando se percebe a cultura enfraquecida.

     Mexer com a cultura de uma empresa é o mesmo que não deixar o filho ainda bebê cair ao dá os primeiros passos, andar é sempre necessário para aprender a cair, para que com isso aprenda a levantar, pois só assim se confia no a amadurecimento organizacional.



***
Simone Carmo
Administração de Gente
2008.
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 07/10/2008
Reeditado em 01/06/2010
Código do texto: T1215936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.