OPERAÇÃO NAVALHA ESCANCARA CORRUPÇÃO, JOGA MERDA NO VENTILADOR E ATINGE O SENADO E A CÂMARA DOS DEPUTADOS.

A corrupção generalizada nos moldes que alcançou nosso país, é por si mesmo o prelúdio da falência do Estado brasileiro. Vitimizados somos e estamos todos.

Dimas

Que vivemos numa era marcada pela crise de valores éticos, morais, e de valores, já sabemos ! O que salta aos olhos, é a constatação material e fartamente comprovada de que a ausência de tais valores já se instaurou de forma definitiva nas instituições do ESTADO brasileiro. De um lado um segmento empresarial afeito, acostumado, familiarizado com propina, a corrupção, a roubalheira, do outro, a Câmara dos Deputados em consonância com o Senado, constituídos um e outro por um antro de homens e mulheres afinados e regidos pela batuta da AMORALIDADE, da ANTI-ÉTICA, da PERMISSIVIDADE-CAPITAL; uma relação perigosa que dentre outras, mostra ao país e ao bloco capitalista qual é a verdadeira senha de acesso ao poder, ao sistema parlamentar representativo brasileiro; isso sem falar na FRAUDE que se comete frente a uma possível tentativa de se construir uma sociedade democrática, justa e equânime. É muito fácil, demagógico até, pousar de DEMOCRATA enquanto no íntimo se pratica e se é um “cidadão CORRUPTO em ESSÊNCIA”, mais grave ainda quando esse mesmo “cidadão” se protege sob o manto da representação popular, da imunidade, da improbidade, predicados esses que o parlamento brasileiro confere aos seus titulares. Não é cabível nesta abordagem analítica apresentar uma visão tendenciosa com relação aos feitos da operação realizada pela polícia federal, tão menos ainda diabolizar ou endeusar tais investidas; entendemos que essa instituição nada mais fez que cumprir as determinações constitucionais pelas e para as quais justificam o seu papel função e existência.

Na contra mão dos interesses nacionais e do conjunto dos trabalhadores brasileiros, sempre e historicamente tem caminhado o parlamento brasileiro; o modelo bicameral idealizado pelos teóricos republicanos já dá sinais de debilidade funcional, uma debilidade que beira as raias da inoperância alcançando os patamares da marginalidade. Conviver diuturnamente com uma Câmara e um Senado mergulhados num LAMAÇAL DE CORRUPÇÃO que dentre outros, divide os espaços noticiosos da imprensa falada, escrita e televisada com a bandidagem produzida pelo capitalismo selvagem, sob o qual todos nós estamos submetidos, é no mínimo DEPRIMENTE. Operação navalha escancara ao mundo qual e quais são os verdadeiros parâmetros de conduta “moral” que regem as nossas instituições tidas e propaladas de democráticas, mostra também o despreparo, descompromisso, o alheamento de um bando de parlamentares que deveriam representar o povo e os estados da Federação, muito mais interessados na defesa dos seus interesses próprios e do seu patrimônio – A ILICITUDE É A TÔNICA !

Uma outra face que começa a se desenhar no horizonte, é a de um Estado Brasileiro em franco declínio, um ESTADO AUSENTE, CORRUPTO e CONIVENTE com todo esse quadro caótico em que vivemos atualmente; A nossa elite governante – parte constitutiva em essência do Estado brasileiro -, em tempo algum, elegeu como foco prioritário o segmento dos trabalhadores, o nosso povo, a nossa gente; e agora, seus “fiéis” representantes encastelados no Senado e na Câmara optaram por caminhar de mãos dadas com a BANDIDAGEM, com quadrilhas especializadas em fraudar licitações. VIVA O FALIDO ESTADO BRASILEIRO !

Diante tamanho desmando, um imperioso questionamento se impõe: Qual ou quais os possíveis caminhos que apontem uma saída, pode abraçar o nosso país, cujo fim seja a superação, deste verdadeiro CÂNCER SOCIAL que tomou conta do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, dos empresários, do nosso país como um todo ? Se não pensarmos numa mudança de paradigma – política e econômica -, para o Brasil será muito difícil ou quase impossível vislumbrar um cenário relacional social diferenciado do que vivemos; já é quase tarde para pensarmos em estratégias que possuam como objeto debelar O INSTITUTO DA CORRUPÇÃO instaurada no nosso meio. Se o povo brasileiro aquietasse perante tamanhos desmandos encenados e promovidos por esse bando de REPRESENTANTES CORRUPTOS no Senado e na Câmara Federal, as conseqüências históricas futuras serão inimagináveis. O Futuro começa hoje ! Reajamos todos uníssonos numa só voz, numa só ação rumo a construção de um país livre da corrupção e que seja motivo de orgulho para as futuras gerações.

Dimas: Professor-Pesquisador, Pedagogo, Especialista e Mestrando em Educação.

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 01/10/2008
Reeditado em 12/09/2013
Código do texto: T1206907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.