GUARDANAPO OU AVENTAL ?

Certa vez assisti uma preleção onde o Pr. Marcelo Gualberto (MPC Brasil) fez referência aos crentes da teologia do guardanapo ou do avental

– o primeiro grupo vive em busca dos holofotes;

o segundo tem disposição para diminuir enquanto o MESTRE cresce.

Independente de opção religiosa, em nosso dia–a–dia, encontramos pessoas dispostas a colocar o avental para servir e outras sempre em busca de um guardanapo para serem servidas.

Antes de aceitar umas ou rejeitar outras, é importante analisar como viveu o SENHOR JESUS e como nos orientou a proceder em nossa jornada nesta vida.

Em SEU ensinamento específico aos discípulos, tendo em vista a forma como eles deveriam conduzir a IGREJA comprada e lavada por SEU sangue; a cerimônia do “lava-pés” é bastante significativa, porque NA OCASIÃO, o SENHOR esclareceu que estava dando o exemplo com o objetivo de ser imitado (João 13:12–17).

Está escrito:

Ora, se EU, sendo o SENHOR e o MESTRE, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Porque EU vos dei o exemplo, para que, como EU vos fiz, façais vós também.

Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Ora, se sabeis estas coisas, bem–aventurados sois se as praticardes (João 13:14–17).

As Sagradas Escrituras nos apresentam, João Batista como o precursor do SENHOR JESUS.

Na época, antes da visita de uma autoridade, o precursor ia adiante, anunciando sua vinda.

Quando alguns discípulos de João Batista informaram que todos saíam ao encontro de JESUS (João 3:26–30) – sua resposta foi:

“Convém que ELE cresça e que eu diminua”.

Analisando a sociedade contemporânea, é possível perceber que muitas coisas estão contrárias ao padrão divino,

simplesmente por que, os seguidores do MESTRE (desobedecendo a sua direção),

decidiram ser o SAL DA TERRA dentro do saleiro; ou a LUZ DO MUNDO debaixo do alqueire.

Devemos ser SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO com o objetivo de conservar e iluminar a sociedade onde estamos inseridos.

Isso fará com que, a qualidade de vida comece a melhorar para que as próximas gerações sejam melhores do que a nossa.

No presente, as pessoas ainda acham que devem votar em determinado candidato se ele conseguir uma vaga no mercado de trabalho, um pneu de bicicleta, um par de alparcatas, uma dentadura, etc. etc.

Nos dias do MESTRE (aqui na terra, como homem de carne e osso), lavar os pé de alguém era uma das funções mais simples e, também necessária.

O SENHOR não viu nenhum problema em dar um exemplo prático do padrão a ser adotado no meio cristão.

Infelizmente, em nossa própria época, somos obrigados a conviver com irmãos na fé que gostam da saudação nas praças (para aparentar espiritualidade);

ao mesmo tempo em que se acham cheios de direitos ao ponto de EXIGIREM coisas do tipo: “se isso aqui não for como eu acho; eu saio da igreja!!!”

– nada melhor do que isso para ilustrar o que queremos significar sobre a “teologia do guardanapo”.

E você! Prefere o grupo do GUARDANAPO ou do AVENTAL ???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/09/2008
Reeditado em 26/11/2008
Código do texto: T1197335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.