JUVENTUDE TRANSVIADA

Com freqüência presenciamos os reclamos da sociedade pós–moderna, sobre o descaso, falta de seriedade e de interesse do jovem atual, em relação ao seu próprio futuro.

Entre outras coisas, a latumia (?!) – expressão sertaneja que se refere a barulho...

Entre outras coisas, os reclamos contra a juventude são repetitivos; incluindo alguns jargões:

“Os jovens acordam tarde!” e “São desorganizados”;

“Desperdiçam o tempo” e “ Não se preocupam com o futuro!”;

“São desobedientes” e “desrespeitam os mais velhos”

“São desinteressados com os estudos!”, etc. etc...

Afinal, o adulto que hoje reclama tanto do jovem, teria sido um modelo de virtudes???

Creio que não!!!

Minha própria geração nas décadas de sessenta e setenta, pintava o sete, o oito, o nove...

A diferença é que estávamos vivenciando a “ditadura militar” em nosso país e, isso afetava todas as áreas - ou seja, o exército estava nas ruas para garantir oi cumprimento de "A Lei e A Ordem!".

Por outro lado, quer queiramos, quer não!

O jovem atual é reflexo da geração que “multiplicando a espécie”, colocou no mundo a juventude que aí está.

O adulto do presente, que critica a geração que está chegando para ocupar o seu lugar, foi o jovem de ontem - do passado recente...

Em sua própria época, desafiou padrões, quebrou tabus, estabeleceu paradigmas, pintou o sete, o oito, o nove...

Atualmente, é o pai ou mãe, o avô ou avó, do jovem do momento – muitos, não gostavam nada da dedicação aos cadernos ou aos livros...

Inclusive, a falência do serviço público, em parte se deve ao descaso da geração reclamante com a melhoria na qualidade do serviço público.

Quantas e quantas vezes, o serviço público foi considerado apenas um “cabide de empregos”, com a finalidade de garantir o salário.

Quantas e quantas vezes, o sistema de previdência social recebeu críticas destrutivas;

sem a percepção de que era necessário apresentar um modelo alternativo, ao invés de apenas "desmantelar" o que estava em vigência (?!).

Isso abriu espaço para o sistema de planos de saúde, que, aos poucos foi impondo o seu próprio padrão: comercializar promessas de assistência médica e odontológica sem as famigeradas "filas da previdência social pública"

Atualmente, os planos de saúde ´já não parecem com o "sétimo céu" anunciado no início.

estão ficando um pouco estão ficando parecidos com a previdência social pública!!!

O mesmo se deu com o sistema de educação pública – tão criticado num passado recente; entretanto, as críticas ajudaram os “empresários da educação”, no fortalecimento da educação particular, a qual, soube explorar cada espaço do território conquistado.

Nesse ponto, alguém poderia pensar:

“As muitas letras te fazem delirar (?!).

Olha! Antes fosse isso!!!

Considerando o ditado popular, "se em nossa pátria, em se plantando tudo dá";

Podemos afirmar: não poderia ser diferente com a germinação das idéias nocivas ao bem estar da população...

A juventude continua sendo a esperança de um futuro melhor!!!

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1191980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.