NO MUNDO DAS ENTRELINHAS II

No abstrato universo das idéias é possível transmitir através das entrelinhas uma mensagem que melhora ou piora o estado emocional das pessoas.

Está escrito: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem (Efésios 4:29).

O apóstolo Paulo escrevendo ao efésios, acerca da palavra torpe – conforme o Aurélio, palavra desonesta, nojenta, indecente.

O contexto contemplava uma comunidade de novos convertidos ao evangelho do Senhor JESUS, exigindo uma mensagem de exortação à santidade - um pouco antes Paulo orienta: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).

Como ilustração, vejamos o exemplo de alguém que visita um enfermo e, durante a conversa, de forma intencional ou não, relata que tinha um amigo que morreu em conseqüência do mesmo tipo de doença.

Nas entrelinhas transmitiu uma mensagem negativa que piorou o ânimo de quem já estava inseguro em relação àquela enfermidade.

O apóstolo Paulo exorta os efésios a falarem unicamente palavras “boas para edificação”, com um objetivo claro: “transmitir graça (favor, benefício) aos que ouvem”.

Certa vez, O Mestre dos mestres, falando sobre a qualidade do fruto, boa ou má; afirmou que o tipo de fruto depende da árvore: “a boca fala do que está cheio o coração”.

Por outro lado, abordando a questão da ansiedade, o SENHOR disse que: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

Em nossa época, dois obstáculos ou duas realidades antagônicas estão presentes na vida de muitas pessoas: a ansiedade e a falta de objetivos.

Provavelmente se não existissem outros problemas, a sociedade contemporânea já estaria diante de um obstáculo difícil de transpor.

Como então superar esses dois obstáculos???

Certamente, estes e outros problemas poderão ser superados, quando se evita assumir a forma da sociedade opressora onde estamos inseridos.

Muitos estão escravos do sistema, através da excessiva e atraente oferta do crédito fácil, das suaves prestações, do só comece a pagar no ano que vem etc. etc.

Outros são escravos de modismos, legalismos, e outros “ismos”. ETC.

Está escrito:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS” (Romanos 12:2).

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

Como então superar a ansiedade ou a falta de objetivos, se não renovarmos a mente???

Lembro que, durante a mocidade, muitas vezes era responsável por fazer o serviço bancário do patrão; ao lado do caixa, havia uma frase bem significativa: “Jamais haverá ano novo, se continuarmos cometendo os erros do ano velho” (autor anônimo).

Portanto, imagine o quanto é possível contribuir com o progresso da família, da comunidade ou da cidade, da nação... usando as entrelinhas para o bem???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 15/09/2008
Reeditado em 26/12/2008
Código do texto: T1179953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.