ONZE DE SETEMBRO

O mundo nunca mais foi o mesmo!!!

Presenciamos o advento de um novo divisor de águas: o mundo pré e pós onze de setembro de dois mil e um.

Foram dias, meses, talvez anos, para que a poeira assentasse um pouco – a humanidade viesse a crer que, seria obrigado a encarar a realidade, sacudir a poeira e continuar vivendo a história, apesar do onze de setembro.

Os americanos do Norte, puderam constatar uma realidade:

– em primeiro lugar, as torres gêmeas foram reduzidas a escombros, com a ceifa de centenas e centenas de vidas - sem contar a morte emocional de quem não estava nas torres.

– em segundo lugar, não se tratou de um pesadelo; nada mais poderia ser feito para amenizar as conseqüências da tragédia; a não ser deixar o peito sangrar a dor impossível de deletar.

– A suposta democracia ou poder de fogo dos EUA não devem ser exibidos como instrumento de barganha para intimidar ou angariar conchavos políticos.

– A solução pra manter a pose não deveria ser pagar na mesma moeda – a caça aos supostos responsáveis persiste, sem garantias do fim do terrorismo.

– O poder político, econômico ou militar americano, formação intelectual, diplomacia ou um nome mais polido pra rotular a selvageria e barbarismo no terceiro milênio – não deve custar a vida de civis, especialmente crianças que não devem ser “oficialmente” culpadas de nascer em nações que desenvolveram o “terrorismo” como arma de guerra.

Atualmente, é possível analisar a dimensão do episódio e suas implicações na história da civilização. Especificamente o quanto vivemos entre dois extremos: a soberba e mediocridade de um lado e a fragilidade e impotências do outro.

No século passado o mundo foi palco de dois grandes conflitos envolvendo dezenas de nações, além da famigerada “guerra fria” – muitos soldados (a exemplo dos pracinhas) voltaram sem saber por que deveria matar o "inimigo".

Estaríamos em busca de um novo ONZE DE SETEMBRO???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 12/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1174114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.