Inteligência interpessoal é a capacidade de perceber o outro, decodificar o seu universo de idéias e interesses, valorizar sua história, dar importância às suas conquistas e projetos. Existem várias teorias que tentam explicar porque uma pessoa consegue ter mais sucesso que outros no mundo corporativo, essa visão torna-se essencial do quanto é importante saber relacionar-se.

Saber se relacionar é uma competência. E esta, está diretamente relacionada à estratégia do ramo em que a empresa se dedica. Muito recentemente deu-se inicio a valorização das relações no ambiente empresarial, e o grande termômetro desta nova visão é o investimento que tem sido feito em programas de capacitação de pessoas e equipes e na formulação de programas e eventos com o intuito de integrar as pessoas. O ideal é que o empresário consiga o comprometimento dos colaboradores numa visão de futuro do ambiente da empresa, para isto é preciso conhecer muito profundamente o perfil da equipe.

Além destes conhecimentos, é necessário também o comprometimento pessoal do empresário nesse processo de capacitação continuada, porque não adianta realizar um treinamento e o clima melhorar e não fazer mais nada. Até porque a tendência comportamental é voltar pra zona de conforto, ou seja, voltar a ser o que era.

"""Todos nós precisamos aprender para crescer. Inclusive para sobreviver no mercado."""







****
Maria Cristina Alves, - 
34º CONARH - Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas / São Paulo - SP
****
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 21/08/2008
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T1139706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.