TRIBUTO AO LEONEL BRIZOLA: QUATRO ANOS DE VAZIO

Levando-se em conta o quadro e o perfil dos parlamentares brasileiros nas duas casas parlamentares ( câmara dos deputados e senado feseral ) na atualidade___ marcada por parlamentares carreiristas, oportunistas e descomprometidos com o povo, com as mudanças significativas da nossa sociedade___, é que sentimos o quanto o Leonel Brizola nos faz falta. O homem faz história pelo seu trabalho, pela determinação, persistência que imprime em vida, mas outro parâmetro avaliativo de importância que a vida pode conferir a um homem é a dimensão que sua ausência confere. O Brizola conseguiu essa dupla façanha, escrever uma história exemplar e irrepreensível em vida e, fazer sua ausência igual e maior que sua existência.

O Brizola nos faz falta! Sua voz, sua segurança, sua presença marcante na vida social e política brasileira deixou um vazio que nos incomoda, um abismo quase insubstituível. Pensar o Brizola no atual contexto histórico brasileiro, é constatar o quanto carente de representação está nosso país, nossa naçaõ; é ver a çhos nús o quanto surdo se presta determinados discursos proferidos por inexpressivos colegas seus de parlamento. É a comprovação tácita e clara de que o exercício parlamentar não é pra qualquer mortal.

Imagino em que direção o Brizola apontaria suas críticas acerca da falta de rumo em que se encontra a economia nacional; e o que dizer das repercussões que sua fala teria quando a temática em pauta fosse à venda ___a preço de banana em final de feira ___, do território amazônico? E da indústria dos tributos? Definitivamente Brizola é a ausência com sinônimo de saudade que nos toca, nos faz pensar, nos incomoda. Traduzir o Brizola é concebê-lo como um porta-voz das grandiosas carências sociais e populares, é penssá-lo como um interprete fiel e afinado das classes trabalhadoras; um brasileiro, um parlamentar antenado no e para além do seu tempo.Um olhar amiúde, mais aprofundado sobre a vida, a trajetória política e pública do companheiro Brizola, é o suficiente para concluir a infinitude de leituras que sua vida proporcionou e ainda proporciona nos dias de hoje.

Do Leonel Brizola você podia até não gostar, não concordar com seu estilo, próprio e inconfundível, porém, dele e do seu perfil de homem-público-administrativo, jamais e em tempo algum se poderá atribuir-lhe o estigma de desonesto, corrupto ou improbo, predicados estes tão comuns e igualmente constatado na maioria dos homens públicos que se escondem atrás de um mandato parlamentar, de um parlamento que legisla de costas para o povo brasileiro. Relembrar Brizola é dizer do vazio que ele nos deixou, é falar de esperanças, é voltar no tempo onde lutar pelo país que nasceu não era uma conduta de faz-de-conta; reviver Brizola é resgatar valores e posturas pessoais que estão fora de moda, em desuso. Fora do teor saudosista, fica o registro de uma vida histórico-parlamentar-nacional marcada pelos valores éticos, de compromisso com nossa terra.

Brindemos o passado honrado do Leonel Brizola, registremos o vazio desafiador que o Brizola nos deixou. Nos atuiais dias de trabalho e rotina do congresso e da vida política nacional, o Brizola nos faz falta! Sua eterna lembrança é garantia de uma trajetória de vida, de luta entre nós, um exemplo a ser seguido, a ser copiado.

Dimas Cassimiro

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 10/07/2008
Reeditado em 27/02/2012
Código do texto: T1074342
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.