BRASIL: O PAÍS DOS IMPOSTOS

Quem ganha com a máfia dos impostos no Brasil? Porque os brasileiros, os trabalhadores pagam tantos impostos? Dizer que a indústria de impostos no Brasil é uma característica também dos governos passados, é insuficiente, acreditar que o culto aos impostos deva-se a uma tradição histórico-politico e portanto, uma cultura tributária nacional, não convence a nossa população. O Estado brasileiro é o recordista mundial quando o foco comparativo é tributação, são mais de 112 (cento e doze) diferentes tipos de impostos que pesam sobre os ombros dos brasileiros. Pra quem vai tanto dinheiro? Uma das possíveis explicações reside no fato de que a maquina estatal nacional é por demais pesada; gerida segundo um modelo que sempre e invariavelmente primou por agregar cargos; gratificações de pessoal em limites e excessos, a gastança do Estado brasileiro em exagero, diz muito do quanto folgada é a burguesia brasileira; a nossa elite governante ---viciada em regalias e nos excessos que o Estado brasileiro promove---, é, em última instância, a raiz primeira causadora de tantos desajustes, gastos e sangrias financeiras.

Oportuno salientar que nenhum governo ---independentemente de facções partidárias---, teve a competência, a coragem para estancar as práticas de juros altos e a tributação exagerada. O Estado brasileiro sempre se portou submisso, subordinado, subserviente---desde a sua formação republicana---, ao capital estrangeiro, e como tal é caracterizado até os nossos dias. A falta de coragem em combater frontalmente a cultura de dependência frente ao capital internacional explica, em muito, as desigualdades regionais e sociais em que se encontram o nosso país, explica igualmente à histórica e constante inexistência de políticas públicas eficazes no seio da nossa sociedade, o que, em outras palavras, é a tradução cristalina do caos em que se encontra o sistema de saúde, educação, segurança e habitação.

Passados seis anos de governo petista, nada, absolutamente nada foi feito ou tentado, no sentido de brecar a escalada crescente dos tributos, em contrario, julgando pouco, o governo Lula tenta impor ao povo brasileiro uma nova versão da antiga CPMF. Esta postura ditatorial, só serve prá mostrar ao Brasil como um todo, o quanto incompetente foi e é o atual governo no tocante ao gerenciamento dos tributos no Brasil. O império do tributo nos nossos meios é tão somente a extensão do império do Estado brasileiro, caro e gastador.

Quase dois mandatos do atual governo, não foram suficientes para o congresso brasileiro equacionar tamanhas disparidades sociais; patinou o governo petista em termos das grandes questões sociais e demonstrou insensibilidade no trato dos mecanismos arrecargatórios tributário nacional. Um estado nos moldes que está pensado na atualidade é o único responsável direto por tamanhas injustiças sociais que os elevados tributos proporcionam; só pra citar um exemplo, basta analisar o agigantamento que o Estado brasileiro alcançou nestes últimos seis anos do atual governo.

Mais que urgente é empunharmos a bandeira da indignação, da denúncia, da resistência, da luta insistente e continuada contra todos os que lucram com a máfia dos tributos praticados no Brasil; entendemos que só a luta em consonância com as camadas populares, os pobres, os trabalhadores--- os que mais impostos indiretos pagam---, é que podemos desmontar o atual Estado mafioso brasileiro. Abaixo o inchado, o corrupto, o dependente, o burguês modelo estatal nacional. Abaixo toda corja de parlamentares parasitas brasileiros que, por incompetência ou omissão, colaboram com todo esse Estado de exploração, de genocídio social que se pratica contra as camadas populares, os pobres desse país historicamente subtraído, espoliado.

DIMAS: Professor-Pesquisador, Pedagogo, Especialista e Mestrando em Educação.

Dimas Cassimiro
Enviado por Dimas Cassimiro em 03/07/2008
Reeditado em 22/09/2011
Código do texto: T1063441
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.