ASSASSINATOS

Conforme o relato na Bíblia Caim não tinha bom procedimento (Gênesis 4:7) – considerando que a conseqüência de suas atitudes dependiam de sua força de vontade – ele deveria agir de forma “correta”.

Porém, Caim continuou indiferente à advertência do SENHOR e, covardemente, assassinou Abel (seu irmão).

Após o crime, DEUS novamente o procura afirmando que, por causa do que ele fêz, “A voz do sangue de Abel estava clamando da terra ao SENHOR” (Gênesis 4:10) – doravante, Caim seria “maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber das mãos dele (Caim), o sangue de Abel” (Gênesis 4:11); em conseqüência, o trabalho de Caim seria infrutífero e passaria ele a ser fugitivo e errante pela terra” (Gênesis 4:12).

O Aurélio define que assassinar significa “matar traiçoeiramente” – Enganar por deslealdade.

Certamente, foi essa a atitude de Caim que, habituado a ser dono do “próprio nariz”, deixou de levar a sério a advertência de DEUS (contra o proceder de forma inconveniente com o próximo).

Vamos supor duas hipóteses:

Em primeiro lugar, a Bíblia é apenas um livro da história religiosa de Israel (o Antigo Testamento) e do Cristianismo (o Antigo e o Novo Testamento).

Certa vez, um professor de História falou que DEUS não existe, “é uma invenção do homem”.

Em segundo lugar, a Bíblia é a Palavra de DEUS e, conforme afirmou o SENHOR JESUS:

a) “Passará o céu e a terra, mas essa Palavra não passará” (Mateus 24:35);

b) “Até que o céu e a terra passem nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mateus 5:18);

c) “Porque do coração do homem procede maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:19).

Perguntas:

a) “De que lado você está?!”;

b) “Por que a sociedade – que tanto rejeita a Palavra de DEUS – coloca a culpa do que acontece em DEUS?!”;

c) “A sociedade rejeita DEUS e SUA Palavra” – inclusive, TOMA O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO (Êxodo 20:7).

Por que as pessoas, geralmente, parecem surpresas diante da realidade “fria, dura e hóstil” que tomou conta do mundo?

Pela expressão a “sociedade rejeita” – DEUS e SUA PALAVRA, queremos significar: a maioria que, de forma democrática tem o “livre – arbítrio”, para escolher o que “acha” “melhor”.

Por exemplo:

Em primeiro lugar, o Dia de Domingo, sendo o primeiro dia da semana (considerando-se que a ressurreição de CRISTO aconteceu no primeiro dia da semana), é separado pelo cristianismo – com o objetivo de analisar como está o relacionamento individual com DEUS; contudo, tem sido o dia “separado” pelo homem (de forma geral) para “beber, cair e levantar”.

Em segundo lugar, em nosso país, a páscoa é simbolizada por “coelhos”, “ovos de chocolate”, “bacalhau”, “nozes”, etc. – na Bíblia nada é referido sobre tais comidas.

Em terceiro lugar, na Bíblia, Natal simboliza o nascimento do Messias. Está escrito: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”... “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça desde agora e para sempre. O ZELO DO SENHOR DOS EXÉRCITOS FARÁ ISTO” (Isaías 9:2, 6–7).

O questionamento poderia ser mais extenso, entretanto é suficiente para demonstrar que o homem do terceiro milênio, do século vinte e um, da sociedade pós–superficial, precisa repensar seus conceitos e valores em relação a Palavra de DEUS e ao próprio DEUS.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/07/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1063075
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.