EDUCAÇÃO: ALIENAÇÃO OU LIBERTAÇÃO DA SOCIEDADE

Algumas questões há muito tempo convive com a sociedade, quando o tema é Educação.

O que a educação pode nos oferecer? O que nos queremos da educação? Buscar respostas para estas e outras perguntas ao mesmo tempo em que parece fácil, é mais complexo do que parece.

Hoje a educação passa pela dominação incessante da classe dominante, que de forma grotesca cria mecanismos disfarçados para que a sociedade conviva pacificamente com o sistema de ensino voltado a dominação da classe menos favorecida.

Podemos perceber na educação uma forma de exploração que restringe o conhecimento, alienando tanto educador quanto educando a forma restritiva de educar imposta pelo Estado, bloqueando assim a liberdade pessoal, não permitindo que a sociedade adquira conhecimentos necessários para poder pensar um mundo melhor, ficando restrito a uma pequena camada o poder.

Precisamos reinventar a educação, mostrar para a sociedade que somente através de um outro olhar é que teremos melhores perspectivas de vida, criar no espaço escolar uma forma de difundir ideais, fazer com que a escola não seja apenas uma etapa a ser percorrida no decorrer de sua existência, mas sim uma forma de nos tornarmos mais humanos.

Os educadores, enquanto formadores de opiniões, precisam buscar lapidar seus alunos, fazendo com que cada um possa desenvolver suas capacidades pessoais, somente assim teremos a possibilidade de, quem sabe um dia, criarmos uma sociedade mais justa.

ALEXANDRO BUENO
Enviado por ALEXANDRO BUENO em 18/06/2008
Código do texto: T1039690