Decifrando a Buzina: O que cada toque significa no trânsito brasileiro

A buzina de veículos, um dos equipamentos obrigatórios segundo a Resolução nº 14 do Contran, possui usos regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, muitos motoristas desenvolveram uma linguagem própria que vai além de sua função prática. Aqui estão os significados mais comuns dos toques da buzina, baseados na prática popular:

1. Toque curto (uma vez): Cumprimento, agradecimento ou sinal de alerta rápido para avisar que você está se aproximando.

2. Dois toques curtos: Agradecimento por ter dado passagem ou cumprimento a alguém conhecido.

3. Toque longo e contínuo: Expressão de frustração, irritação ou advertência para motoristas que cometem infrações.

4. Toques repetidos e curtos: Impaciência ou pressa, frequentemente usados em engarrafamentos ou para chamar a atenção de um motorista distraído.

5. Toque longo e intermitente: Pedido para abrir caminho em situações de emergência.

6. Três toques leves e rápidos: O famoso sinal de "cheguei", utilizado para avisar que o motorista chegou a um local onde alguém o espera.

7. Buzina da alegria: Sequência de toques leves, como "pam pam pam... pam pam pam pam pam", usada para comemorar, como após a vitória de um time de futebol.

Essas práticas criativas demonstram como a buzina pode funcionar como um meio de comunicação no trânsito. No entanto, o uso inadequado da buzina fora das situações de risco pode resultar em penalidades. O artigo 227 do CTB prevê uma multa de R$ 88,38 e três pontos na CNH para quem utilizar a buzina de forma inadequada, em locais proibidos ou fora das especificações do artigo 41, que estabelece que o acionamento deve ocorrer apenas para avisar outros usuários sobre riscos de segurança ou em ultrapassagens em áreas rurais.

Portanto, embora a buzina possa ser uma forma de interação entre motoristas, seu uso deve sempre respeitar a legislação para evitar problemas.

Agora que você já decifrou os códigos da buzina, que tal compartilhar nos comentários qual é o toque que você mais usa ou alguma situação inusitada que já viveu no trânsito?

Vamos trocar experiências!