👁👁 10 dicas para quem passa muito tempo no celular ou computador: 👀
Com base no relatório "The impact of unmanaged excessive screen time in the United States" da American Optometric Association (AOA, algumas sugestões incluem:
1. Minimize o tempo de tela fora do trabalho e estudo: Reserve momentos do dia, especialmente fora do horário de trabalho ou estudo, para se desconectar de dispositivos eletrônicos. Tire pausas sem o uso de telas, como durante suas folgas ou em atividades semanais.
2. Método 20-20-20: A cada 20 minutos de uso de tela, olhe por 20 segundos para um objeto a 20 pés de distância (cerca de 6 metros). Essa técnica ajuda a reduzir o cansaço ocular e prevenir a miopia.
3. Faça pausas regulares e alongue-se: A cada hora, levante-se, faça alongamentos e caminhe para evitar dores musculares e problemas posturais. Mesmo uma breve caminhada pode fazer a diferença.
4. Adote uma postura correta: Utilize cadeiras que suportem adequadamente sua coluna e mantenha a tela do computador na altura dos olhos para evitar tensões no pescoço e nos ombros.
5. Iluminação adequada e ajuste de brilho: Certifique-se de que seu ambiente de trabalho ou estudo esteja bem iluminado, com uma luz suave que não crie reflexos na tela. Ajuste o brilho da tela para que esteja confortável aos olhos.
6. Use óculos com filtro de luz azul ou lentes especiais: Se você passa muitas horas em frente a telas, considere óculos com filtro de luz azul ou lentes adequadas para aliviar o esforço visual.
7. Controle o tempo de tela com ferramentas digitais: Utilize aplicativos que monitoram e limitam o tempo de uso dos dispositivos, ajudando a evitar o excesso de exposição às telas.
8. Hidrate-se e cuide da saúde geral: Manter-se hidratado ajuda a combater a fadiga ocular. Também é importante cuidar da saúde geral consultando regularmente médicos e optometristas.
9. Desconecte-se semanalmente: Reserve pelo menos uma atividade semanal onde você não tenha contato com qualquer dispositivo eletrônico, ajudando a equilibrar seu tempo entre o mundo online e offline.
10. Mantenha os dispositivos limpos e organizados: Higienize regularmente telas, teclados e mouses para evitar o acúmulo de germes e bactérias, além de organizar seu espaço para promover um ambiente mais saudável e eficiente.
Essas dicas foram desenhadas para otimizar o bem-estar ao lidar com dispositivos eletrônicos e proteger sua saúde ocular e postural.
Existem várias fontes confiáveis para consulta sobre os impactos do tempo de tela e dicas de bem-estar digital. Aqui estão algumas:
1. American Optometric Association (AOA) - O site da AOA oferece uma ampla gama de recursos sobre saúde ocular e os efeitos do tempo de tela:
https://www.aoa.org
1.1 Relatório AOA - Janeiro/2024:
https://www.aoa.org/AOA/Documents/Eye%20Deserve%20More/Cost%20of%20Unmanaged%20Screen%20Time%20Report_FINAL.pdf
2. Mayo Clinic - Fornece informações sobre saúde geral, inclusive sobre o uso de telas e como isso afeta o corpo: https://www.mayoclinic.org
3. Harvard Health Publishing - Publica artigos sobre saúde digital e efeitos do tempo de tela nos olhos e na postura: https://www.health.harvard.edu
4. National Institutes of Health (NIH) - Uma fonte confiável para estudos e recomendações sobre saúde ocular e ergonomia: https://www.nih.gov
5. World Health Organization (WHO* - Disponibiliza diretrizes sobre o uso de telas, principalmente para crianças e adolescentes:
https://www.who.int
Esses sites fornecem diretrizes baseadas em estudos científicos e orientações práticas para melhorar sua saúde digital.