Análise sintática: termos essenciais

 

Análise sintática

 

Estudo que auxilia na organização das palavras de acordo com as funções que elas desempenham numa oração.

 

Uma frase não é apenas uma frase se ela possui um verbo. Com o verbo, a frase se torna uma oração.

 

Uma oração não são palavras soltas, afinal cada palavra desempenha muito bem sua função como se fosse um time bem organizado.

 

Na oração existem termos que são essenciais e a estrutura da oração é feita em torno deles.

 

Os termos integrantes completam o sentido de outros termos.

 

Os termos acessórios se forem retirados não vão prejudicar o sentido da oração.

 

Termos essenciais

 

Sujeito: alguém ou alguma coisa sobre a qual é dada alguma informação.

 

Pode ser simples, composto, oculto ou indeterminado.

 

Também existe a oração sem sujeito, quando a oração é formada apenas pelo predicado como na oração: está muito calor hoje.

 

Predicado:

 

O predicado é a informação.

 

Para facilitar a identificação do sujeito ou predicado podemos fazer duas perguntas: quem? O que?

 

Exemplo: Uma pessoa ligou para você.

 

Quem? Uma pessoa.

 

O quê? Ligou para você.

 

Ao identificar o sujeito da oração, todo resto pode ser o predicado que pode ser verbal, nominal ou verbo-nominal.

 

José Marcus de Andrade
Enviado por José Marcus de Andrade em 14/07/2024
Código do texto: T8106653
Classificação de conteúdo: seguro