Filhos independentes
No nosso cotidiano , estamos tão acostumados (as) a desempenhar mecanicamente , no lar tarefas como tirar o lixo, lavar a roupa, arrumar os quartos ou cozinhar .... Claro , alguém nos ensinou e/ou sabemos a necessidade da importância da organização. Se você é mãe ou pai solteiro, já parou para pensar no que seus filhos já são capazes de fazer sozinhos?
Entendam que quando assumimos responsabilidades para nós , mães e pais , além de ficarmos sobrecarregados (as) , negamos a eles o hábito de desempenhar (agora crianças) , boas habilidades para quando se tornarem adultos responsáveis.
A inclusão de ajudar a realizar a tarefa , tornará a criança um sujeito participativo do ambiente em que vive. Haverá também , meus caros leitores a conexão de todos os membros da família , o desenvolvimento da habilidade na pratica do dia a dia, ajuda nas habilidades motoras e conceituais, além de experiências que irão gerar nos filhos momentos que nunca serão esquecidos... Creio que cada criança tem seu tempo, um ritmo com habilidades próprias, diferentes graus de maturidade se comparada a outras crianças . Uma dica importante : considere a idade de seu filho, o desenvolvimento e o que ele / ela pode realizar com facilidade.