O INTERTEXTO NA POESIA
“INTERTEXTUAL
Eis no que dá o mergulho na leitura: correlações emergem. Ideias absorvem imagens do visto e sentido.”
MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024. Revisado.
https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=6335055
“A intertextualidade é a relação de semelhança que um texto estabelece com outro texto usado como modelo. Pode ser usado como um recurso que valoriza e amplia o conhecimento dos textos existentes. Para haver intertextualidade, é necessário que um texto, chamado de texto-fonte, influencie a produção de outro texto, chamado de intertexto.”
“A intertextualidade é um fenômeno presente na linguagem e na literatura que envolve a referência a conteúdos e formas de textos anteriores para criar um novo texto.”
https://www.todamateria.com.br/intertextualidade/#SnippetTab
Queridos leitores! Vocês não imaginam quão estimulante é a sensação de prazerosa utilidade, quando me apercebo que o eventual e/ou inominado leitor faz a leitura, se envolve com o poema publicado e o afixa em sua individuada e peculiar tradução do assunto, conteúdo ou formato, tocado pelo espelho das reflexões contidas no texto emergente do ‘agora’ de sua emoção.
Trata-se, nada mais do que um poema exsurgido das entranhas de outro, no caso, o meu.
Imagine-se a vivificante alegria quando esse visitante, palavra em punho, se identifica como amigo e parceiro no ofício de escrever.
E a água do rio, murmurando, acaricia meus olhos e ouvidos saudando o doce bem 'saudade presente', sensação que ratifica a fruição do amor que ficou (em mim) em seu esplêndido repouso e/ou confortável morada.
Aquela criatura que, pela Palavra, resguarda "a casa do ser", emergindo em reiterado voo para saudar a emoção da convivência, utilizando apenas as insolentes asas-de-ícaro, genuína hipótese pertinente à eternal Poesia.
MONCKS, Joaquim. O CAOS MORDE A PALAVRA. Obra inédita em livro solo, 2024.
https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/preview.php?idt=8017154