ACRÓSTICO SUFIXAL (MAHATMA GANDHI)
Usou a força da verdade contra a Politicagem
Foi um advogado nacionalista e anti-colonialista
Quando jovem, nada de evidências e nem "flash"
Contra o Reino Unido, à doutrina da não violência
Nascido na Índia Ocidental, Estado de Gujarat
À auto-purificação, por 21 dias ficou em jejum
Protestou contra o imposto sobre a terra
Leon Tolstoi foi um dos seus "coaching"
Liderou campanhas para a independência da Índia
Desobediência civil era um dos seus slogan
Na África, conscientizou-se contra o "apartheid"
Mobilizou multidões numa época sem "high-tech"
Um líder pacifista e filósofo indiano, ele foi
DICAS: O acróstico tradicional é uma forma de versificação na qual uma combinação de letras, na vertical, no início de cada linha do texto formam uma palavra ou até uma frase. Para realizar um acróstico sufixal você deve definir a palavra ou frase do seu acróstico, lembrando que cada letra deve se fazer presente no final de cada frase.
DICAS: Escolha, sempre que possível, a palavra do seu acróstico que tenham mais vogais do que consoantes ou de consoantes fáceis (ver a seguir), visto que se farão presentes no final da frase, e o nosso vocabulário é bem limitante com relação a palavras terminadas por consoantes, quais sejam: B (pouquíssimas), C (poucas), D (pouquíssimas e em inglês usual, F (poucas... normalmente em inglês mais usual, p ex.: surf, off, chef, staff), G (poucas e em inglês mais usual, p ex.: bug, ong, shopping, ranking, marketing), H (poucas e em inglês mais usual), J (quase nenhuma e só abreveações, p ex.: Rj, Dj), P (pouquíssimas), Q (quase nenhuma e acho que só abreveações), T (pouquíssimas e em inglês mais usual), V (quase nenhuma e acho que só em russo usual por aqui, p ex.: coquetel molotov ou abreveações, p ex.: TV), X (pouquíssimas, mas tem!). Entretanto, ABUSEM das seguintes consoantes (fáceis): letras R, S, L e M (tem muitas; N (algumas); Z (tem várias).