Programa de Formação de Professores do Ensino Fundamental ll
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FEIRA DE SANTANA _BAHIA
Programa de Formação de
Professores do Ensino Fundamental ll
DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO
FEVEREIRO DE 2024
ÍNDICE
1.Apresentação
2.Introdução
3. Justificativa: Semana Pedagógica 2024_"Desafios e perspectivas da avaliação no município de Feira de Santana _Bahia" (Proposição: Revisão do PPP e Regimento Escolar)*nas orientações sobre Avaliação; Análise dos resultados SAEVE e SAEBE_ Caminhos da Educação; Avaliação das ações e projetos produzidos e desenvolvidos nos anos anteriores, propondo sugestões que requalifiquem em 2024; Avaliação dos projetos propostos pela SEDUC em 2023, e que a escola aderiu; Avaliação de atuais métodos e procedimentos avaliativos e proposição; Organização e divulgação da carga horária
3.1 Justificativa Atividade complementar durante ano letivo 2024: (Ensinar e aprender: avaliar,decidir e planejar; Avaliação diagnóstica do processo de aprendizagem;Análise dos projetos escolares em seus respectivos itinerários; Autonomia da avaliação de acordo com o contexto específicos de cada escola; Processo de avaliação da aprendizagem de cada estudante
4. Características da formação : A formação ocorrerá a casa 15 dias, na escola ou em outro ambiente, a combinar, mediante encontros gerais e específicos quando for necessário discussão relativa ao ano de ensino, turma específica, projetos,etc
5. Materiais necessários
6. Parcerias
Reflexão Pedagógica 2024
15 e 16 /02/2024
Durante o ano letivo de 2024
Não é tarefa fácil a dimensão do desafio de traduzir o pensamento, de cada docente, especialmente no espaço escolar onde a diversidade é um conteúdo vivo.
Atualmente temos na Escola M José Tavares Carneiro novos concursados e concursadas, e a experiente classe de docentes próxima da aposentadoria. Um campo eu diria filosófico ,ao mesmo tempo um prestígio ter esta variedade, pois os campos dos saberes se completam. E esta história exige um tradutor cuidadoso, afinal apresentar ao público da escola do/no campo, o quadro de funcionários da escola, é necessário usar um critério que orienta olhar, para a prática, que verbaliza a tendência pedagógica que cada docente defende. Ainda assim,traduzir nunca será uma tarefa fácil, pois não é o querer da coordenação ou gestão escolar, dos estudiosos da educação, é o fazer diário de cada um. Como mensurar? “Novos caminhos querem seguir; velhas práticas empolgam o fazer pedagógico.Como todos os criadores, cansei-me. Não quero mais caminhar pelas mesmas palavras gastas.Quero escutar de cada um na ação diária, o que desejam servir, qual menu para a prática docente pretendem aplicar.